European Music Gallery Festival 2020: The Lisbon Concert

música
European Music Gallery Festival 2020: The Lisbon Concert
12 agosto, Palácio Nacional da Ajuda

A Direção-Geral das Artes e a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO - The European Union Youth Orchestra) organizam o The Lisbon Concert, integrado no European Music Gallery Festival 2020, no dia 12 de agosto, quarta-feira, às 18h30, no Palácio Nacional da Ajuda. 

Diversos agrupamentos constituídos por catorze músicos portugueses da EUYO irão interpretar obras de Joly Braga Santos, Heitor Villa-Lobos, Mozart, Andrew Rindfleisch, Boguslaw Furtok e Georges Barboteau.

O European Music Gallery Festival 2020 vai apresentar, durante o mês de agosto, uma série de 23 concertos em 19 países da Europa. Esta iniciativa, que envolve cerca de 300 músicos de todos os países da União Europeia e do Reino Unido, pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela EUYO junto de um público cada vez mais alargado, através de concertos ao vivo, mas também online, com transmissões nos canais de comunicação e redes sociais da Orquestra.

Serão respeitadas todas as regras sanitárias e medidas de distanciamento social.

_

Dirigida pelos maestros Vasily Petrenko e Bernard Haitink, a EUYO reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos 27 países da União Europeia, contando atualmente com 120 músicos. Fundada há mais de 30 anos, a Orquestra oferece, aos seus jovens instrumentistas, a oportunidade de trabalhar com professores de instrumento especializados, bem como a oportunidade de tocar em todo o mundo com maestros e solistas de renome.

Portugal faz parte da Orquestra desde 1986. As audições realizam-se anualmente em cada um dos 27 estados membros da União Europeia, cabendo à Direção‐Geral das Artes a organização das provas nacionais. Os membros da EUYO têm direito a aulas, viagens, alimentação e alojamento gratuitos, bem como a oportunidade de participar na digressão de verão da Orquestra que ocorre geralmente em agosto. Esta digressão é precedida de duas semanas de cursos e ensaios com reputados professores de orquestras e de conservatórios europeus.

Este ano, em consequência da atual situação sanitária, a Orquestra alterou significativamente o seu plano de atividades no que diz respeito às audições e digressões de páscoa, contudo, manteve, ainda que noutro formato, a emblemática digressão de verão. É neste contexto que surge a temporada de concertos intitulada European Music Gallery Festival 2020, na qual se integra o The Lisbon Concert, organizado em parceria com a Direção-Geral das Artes.

_
PROGRAMA
Consulte o Programa do Concerto 

_

Organização:
EUYO—The European Union Youth Orchestra

Colaboração (The Lisbon Concert):
Direção-Geral das Artes

Apoio Institucional:
Direção-Geral do Património Cultural
Palácio Nacional da Ajuda

 

 

 

 


Data de publicação: 05-08-2020