Teatro do Bolhão promove Curso de Formação Teatral

teatro
Teatro do Bolhão promove Curso de Formação Teatral
Formação | Teatro

A primeira fase do Curso de Formação Teatral - promovido pelo Teatro do Bolhão - começa no dia 12 de outubro, com os formadores Cristiana Castro e Pedro Fiúza (e ainda, como formadores convidados, Alexandra Calado, Paulo Mota e Catarina Gomes). As inscrições estão abertas até 7 de outubro.

O curso destina-se a todos aqueles que queiram desenvolver conhecimentos no domínio da linguagem teatral (professores, alunos, amadores, comunicadores, curiosos, etc...); todos aqueles que tenham vontade de se envolver numa experiência humanamente enriquecedora, a partir das características únicas de cada um; todos aqueles que queiram abordar novas metodologias de trabalho a partir da dramaturgia e do processo criativo do ator.

O curso compreenderá uma primeira fase (de 12 de outubro a 16 de dezembro) de iniciação ao contacto com as diferentes áreas da interpretação (o corpo, a voz, a consciência do espaço, o jogo teatral, a contracena, a construção da personagem, a relação do ator com o outro…). Os objetivos desta primeira fase serão criar um espaço de desenvolvimento de ferramentas potenciadoras de uma maior autonomia do processo criativo do ator.

De de 4 de janeiro a 24 de março o curso incidirá num trabalho mais de laboratório e mais orientado para a criação, seja a partir de ideias, de improvisações ou de textos, seja individualmente ou em grupo. Mantendo igualmente o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de competências na área da interpretação.

De 7 de abril a 30 de junho terá como objetivo a construção de um exercício final. Aqui o trabalho passará por noções básicas das várias áreas do espetáculo teatral, o som, a luz, a cenografia e os figurinos. Como usar a dramaturgia na construção da cena, como trabalhar um texto, como interpretar um texto, como comunicar com um público. O compromisso do ator, a sua energia e a sua teatralidade. Esta fase será concluída com uma apresentação final.

_
N.º mínimo e máximo de participantes: 12
Data limite de inscrição: 7 de outubro
Pré-inscrição obrigatória a partir de 24 de agosto: sereducativo@ace-tb.com
Local: Palácio do Bolhão
 
Valor Total de Inscrição: 20€ (Seguro incluído)
Mensalidade: 40€

Formadores: Cristiana Castro e Pedro Fiúza
Formadores Convidados: Alexandra Calado, Paulo Mota e Catarina Gomes.
Horário: segundas e quartas, das 20h às 22h30
Duração: de 12 outubro a 30 junho, 2h30 cada sessão, 5h no total por semana

_
Mais informações:
http://ace-tb.com/teatrobolhao/

 

 

 


Data de publicação: 06-10-2020