Open Call "City of the future" - s+t+arts - candidaturas até 30 de novembro

artes visuais
Open Call "City of the future" - s+t+arts - candidaturas até 30 de novembro
Oportunidade | Artes Digitais

Imagem em www.starts.eu (Exposição : Starts Prize '20)

Decorre até 30 de novembro de 2020 o prazo de candidaturas a “City of the Future” - S + T + ARTS Open Call para Artists, Creative and Collectives, iniciativa lançada por ‘Nesta Italia’, organização independente sem fins lucrativos, com o apoio da Fondazione Compagnia di San Paolo e da Comissão Europeia.

STARTS – acrónimo de Science + Technology + Arts - é uma iniciativa lançada em 2015 pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020 para promover sinergias entre ciência, tecnologia e artes como catalisadores tendo em vista o desenvolvimento económico e social. Neste quadro, com o apoio do Parlamento Europeu, ‘Nesta Italia’ contribui para o desenvolvimento da região do Piemonte, Itália, polo regional de STARTS, promovendo experiências e ações na intersecção das artes, ciência e tecnologia. A iniciativa visa fomentar a colaboração entre artistas europeus, empresas de tecnologia e centros de pesquisa com sede na região do Piemonte para o desenvolvimento de aplicações de tecnologias emergentes aplicadas ao contexto urbano que sejam inovadoras, sustentáveis ​​e mais centradas no ser humano.

O acesso às infraestruturas digitais, a exclusão digital, a transição para fontes renováveis ​​de energia, a produção económica e distribuição de valor, o impacto do trabalho na saúde e sensibilização para algumas patologias relacionadas com a esfera psíquica constituem alguns dos desafios desta Open Call.

Os artistas / coletivos de artistas deverão apresentar um conceito artístico com base numa ideia lançada por um parceiro técnico ou científico (por exemplo, empresa ou centro de pesquisa).

Caberá a um júri independente a seleção de três vencedores, que receberão um prémio de 17.000 euros cada pela produção artística, a realizar durante uma residência de três meses (de fevereiro a maio de 2021), em colaboração com um produtor cultural (curadores de arte e espaços culturais) em finais de maio de 2021.

Podem candidatar-se artistas, criativos e coletivos da Itália e de toda a Europa, com idade a partir de 18 anos, empenhados no recurso a novas tecnologias, seus benefícios e implicações  para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável e inclusiva.

_
Mais informações:
www.nestaitalia.org/en/progetti/city-of-the-future/

 

 

 


Data de publicação: 07-10-2020