Projeto Cardo abre candidaturas para participar na Orquestra dos Búzios: "Búzios em Terra Seca"

música
Projeto Cardo abre candidaturas para participar na Orquestra dos Búzios: "Búzios em Terra Seca"
Oportunidade | Música

Búzios em Terra Seca // foto: Abel Andrade

Está aberta, até 31 de outubro, a convocatória para participar na “Orquestra dos Búzios” (orquestra virtual).

Sinopse.
“Búzios em Terra Seca” é um projecto inovador que explora a linguagem estética e artística do Projecto Cardo num novo formato de vídeo, adaptado à realidade atual, tirando partido dos meios audiovisuais e do alcance das plataformas online como veículo para chegar às pessoas de forma segura. Dando continuidade ao trabalho em torno da tradição musical portuguesa, da sensibilização, educação e comunicação com a comunidade, o Projecto Cardo dá início à criação de duas novas coleções audiovisuais com uma vertente pedagógica e auto-didacta para os mais novos, educadores, comunidade escolar e geral. Estes vídeos, mais que recursos educativos e de divulgação, são objetos artísticos finais, acessíveis e disponíveis de forma totalmente gratuita!

A primeira coleção “Aprender com o Som dos Búzios”, dirigida a crianças entre os 3 e os 10 anos, oferece às crianças, professores e encarregados de educação, algumas melodias do cancioneiro tradicional português aliadas a ideias e sugestões para trabalhar conteúdos de forma criativa, divertida e organizada. São propostas alternativas aos lugares comuns dos materiais audiovisuais dirigidos a crianças, onde é promovido o contacto com a Natureza e em que os estímulos sonoros e visuais são de grande diversidade. Anexado a cada vídeo há um guia a explicar de forma detalhada todos os conteúdos - a partitura da canção, a coreografia da dança e estratégias criativas para uma assimilação eficaz e intuitiva.
Os dois primeiros vídeos “Olívia” e “Pião” já está disponíveis AQUI.

A segunda coleção compreende uma seleção de melodias tradicionais portuguesas, entregues a 5 compositores: Daniela Leite Castro, Filipe Raposo, Quiné Teles, Rita Maria e Xurxo Varela. O desafio é criar uma "orquestra virtual" – A Orquestra dos Búzios. Para cada música foram gravadas guias e partituras por músicos e bailarinos profissionais que serão disponibilizadas a quem tiver interesse e se inscrever para participar. O convite será feito através de convocatória pública na qual se desafiará músicos, bailarinos profissionais e amadores e estudantes. Cada participante deverá fazer uma assimilação cuidada da sua parte e no fim, enviar ao Projecto Cardo um vídeo da sua performance - a cantar, tocar ou dançar. As inscrições para participar no primeiro vídeo da série estão abertas desde dia 6 de outubro e encerram no dia 31 do mesmo mês. O resultado final será divulgado em Novembro de 2020.

Este projeto é uma resposta às circunstâncias atuais e que, como a toda a comunidade artística, trouxeram uma profunda reflexão, apresentando soluções alternativas de como continuar a criar objectos artísticos, envolver e chegar à população em segurança. Não pretende substituir a experiência de um concerto ou de um espetáculo ao vivo (que, a seu tempo, voltará a ocupar o seu lugar nas nossas vidas), mas sim oferecer uma alternativa que faça um verdadeiro uso dos meios audiovisuais e que traga algo de novo, útil e prazeroso à população.

Promo Búzios em Terra Seca

Vídeos pedagógicos da coleção “Aprender com o Som dos Búzios”

/
Ficha artísitica:
Intérpretes/Criadores
Antony Fernandes - Gaita de Fole e Voz
Carmina Repas Gonçalves - Viola da Gamba e Voz
Joana Lopes - Coreografia
Tiago Manuel Soares - Percussão

/
Ficha técnica:
Captação e edição de vídeo e som: Abel Andrade
Direção Artística e elaboração de conteúdos pedagógicos: Carmina Repas Gonçalves
Produção: Projecto Cardo
Estrutura Financiada por: República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes

/
Contactos da entidade promotora:
PROJECTO CARDO
Rua Oliva Telles nº 1600, 2ºesq
4410-132 São Félix da Marinha V. N. Gaia - Portugal
projectocardo@gmail.com / https://projectocardo.wixsite.com/site
https://projectocardo.wixsite.com/site/buzios-em-terra-seca

/
Mais informação aqui:
https://projectocardo.wixsite.com/site/orquestra-dos-buzios

 

 

 

Data de publicação: 08-10-2020