Performance de Ana Borralho & João Galante inaugura o FIT 2020 - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz

dança
Performance de Ana Borralho & João Galante inaugura o FIT 2020 - Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz
Internacional | Espanha

© Arthur Péquin

"Atlás Cádiz 2020", da dupla de artistas portugueses Ana Borralho & João Galante, inaugura o Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz (FIT 2020), no dia 23 de outubro, às 20h30, no Gran Teatro Falla - FIT de Cadiz. O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, estará presente na inauguração e irá ainda participar no Colóquio "Espanha – Portugal, uma nova oportunidade para estar mais perto", no dia 24 de outubro, às 13h30, no espaço ECCO. 

Entre 23 de outubro e 8 de novembro, o FIT 2020 vai reunir, em diferentes espaços da cidade, uma seleção de espetáculos de estruturas artísticas espanholas e iberoamericanas, principalmente nas áreas das artes performativas. Para esta 35.ª edição, a equipa curatorial do festival propõe 26 projetos artísticos (6 online, uma instalação e 19 espetáculos presenciais), que irão habitar a cidade em 6 espaços performativos e atravessar vários percursos turísticos, tendo o ECCO - Espacio de Cultura Contemporánea de Cádiz como palco principal e ponto de encontro. O programa foi "concebido através de linhas temáticas que nos falam de corpos ausentes ou invisíveis, de vozes silenciadas; de um mundo em transformação, em movimento (...) em colapso, tendo a cegueira como metáfora da incerteza causada por aqueles binómios que enfrentamos: realidade - ficção, memória - esquecimento, presença - não presença, vida - morte".

Sobre a participação portuguesa, de referir que "Atlás Cádiz 2020" é uma adaptação da peça "Atlas" produzida pela casaBranca, uma estrutura de criação artística sedeada em Lagos, apoiada pela DGARTES, da qual Ana Borralho e João Galante são membros fundadores, juntamente com Mónica Samões. Desde a sua estreia em 2011 (no Maria Matos Teatro Municipal, Lisboa), este espetáculo já foi apresentado em mais de 40 cidades em todo o mundo. Normalmente, a performance reúne em palco uma centena de pessoas de diferentes profissões, moradores da própria cidade onde é apresentada. Desta vez, os artistas criaram uma versão especial para o FIT, em que parte dessas pessoas participa através de vídeo. As ideias de Joseph Beuys: 'nós somos a revolução' e 'cada homem é um artista' foram um dos motores para esta criação, através da qual Ana Borralho e João Galante pretendem "construir um atlas da organização social humana, uma representação dos seres humanos através da sua função na sociedade em que se inserem". "A participação de cem habitantes da cidade e a diversidade das suas profissões, aliadas a um dispositivo cénico tão simples como eficaz, conferem à performance uma força envolvente que também nos faz questionar sobre o nosso lugar e papel no mundo e, de forma quase inconsciente, sentir empatia pelos que estão à nossa frente, reconhecendo neles a nossa grandeza e as nossas deficiências como sociedade".

PROGRAMA

Consulte o programa completo do FIT 2020

MAIS INFORMAÇÕES 

www.fitdecadiz.org

 

 

 

 


Data de publicação: 15-10-2020