Encontro com Bertrand Chavarria-Aldrete e Agustín Castilla­Ávila

música
Encontro com Bertrand Chavarria-Aldrete e Agustín Castilla­Ávila
residência artística

Bertrand Chavarria-Aldrete

Bertrand Chavarria-Aldrete e Agustín Castilla­Ávila são os próximos residentes artísticos do Festival DME – Dias de Música Electroacústica. Ambos músicos, compositores e artistas plásticos, apresentam-se ao público, no dia 29 de outubro, às 17h00, na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, para falarem do trabalho que irão desenvolver durante a residência integrada no projeto "Castelo de Artes – Encontros de Castelo Branco". 

"Pulsações dilatadas: extensão plástica da música" é o tema da residência artística do espanhol Bertrand Chavarria-Aldrete, que tem como princípio a exploração da extensão plástica da música. É daqui que parte a conversa que Bertrand propõe: "as pulsações dilatadas do som como uma vontade de surgir no espaço, objetos e situações que emergem das mãos do intérprete/crítico/criador de um texto musical". 

"O valor da música e o valor do silêncio" é o tema proposto pelo espanhol-mexicano Agustín Castilla­Ávila. Para o compositor e artista plástico, "na época da Camerata florentina e no início da ópera, a música tinha o mesmo valor que o silêncio hoje. Numa sociedade mais silenciosa daquela época, experimentar a música era tão especial quanto experimentar o silêncio no nosso mundo barulhento hoje. Para muitos seres humanos em todo o planeta hoje em dia, estar rodeado de tranquilidade é quase impossível. Como é que essa mudança de valores afeta as mentes dos compositores hoje?" 

Com direção artística de Jaime Reis, o Festival DME desenvolve, desde 2017, um programa de residências artísticas nas áreas da música erudita contemporânea e eletroacústica, acusmática, "video-music", "sound art" e paisagem sonora. Assim, para além de uma intensa atividade de criação, programação e formação, o Festival tem ainda esta vertente. As Residências DME - que começaram em Seia e se estenderam, posteriormente, ao espaço Lisboa Incomum, dedicado à experimentação musical - proporcionam a compositores e artistas sonoros um contexto adequado à criação de novas obras, oferecendo-lhes estadia, espaço de trabalho e equipamentos para gravação, projeção, entre outros; têm também uma componente de apresentação pública, aberta à comunidade, normalmente relacionada (mas nem sempre) com o projeto desenvolvido pelos artistas durante as residências.

O Festival DME - Dias de Música Electroacústica é apoiado pela DGARTES.

_
Mais informações:
www.festival-dme.org

 

 

 


Data de publicação: 22-10-2020