Cerimónia de entrega dos Prémios AICA 2019

apoio às artes
Cerimónia de entrega dos Prémios AICA 2019
Prémios | Artes Visuais e Arquitetura

Colagem sobre papel milimétrico da série Pautas (1977) - Silvestre-Pestana

Terá lugar, no próximo dia 3 de novembro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, a cerimónia de entrega dos Prémios AICA, relativos a 2019, uma parceria entre a Associação Internacional dos Críticos de Arte, o Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e o Millennium bcp. Os prémios AICA/MC/Millennium bcp de Artes Visuais e Arquitetura, relativos a 2019, foram atribuídos pelo júri, presidido por Ana Tostões e composto por Sandra Vieira Jürgens, Nuno Faria, Rui Mendes e Pedro Baía, ao Arquiteto Bartolomeu Costa Cabral (Lisboa, n.1929) e ao artista Silvestre Pestana (Funchal, 1949). No valor de 10.000,00€ cada, os Prémios AICA têm reconhecido, desde 1981, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizem uma contribuição de excelência para a cultura e a arte e que desde início tem contado com o apoio da área governativa da Cultura. 

Os prémios serão entregues pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, pelo Diretor-Geral da DGArtes, Américo Rodrigues, e pelo Embaixador António Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp.

Sendo atribuição da DGARTES fomentar a criação, produção e difusão das artes, enquanto parceira institucional de desenvolvimento, nomeadamente através do reconhecimento e prémio dos percursos e projetos de mérito a nível nacional, o apoio financeiro a estes prémios, de 60.000,00€ (sessenta mil euros), para o período de 2020-2022, visa contribuir para incentivar a diversidade criativa e a produção cultural qualificada.

 

_
Devido às limitações derivadas da atual situação de pandemia de Covid-19 o acesso à cerimónia será feito apenas por convite.

 

 

 


Data de publicação: 29-10-2020