Atelier de Experimentação Artística com Nathalie Mansoux

formação
Atelier de Experimentação Artística com Nathalie Mansoux
Arte & Educação

A casaBranca – Associação Cultural promove um Atelier de Experimentação Artística com Nathalie Mansoux, no dia 6 de novembro de 2020, na Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Tecnopólis, em Lagos. Esta iniciativa insere-se no projeto pedagógico "Gymnasium – O Pensamento transformou o Infinito em Serpente" dirigido por Mónica Samões.

"Gymnasium" propõe a implementação, em várias escolas da cidade de Lagos, de um programa regular de formação e experimentação artística dirigido a crianças e jovens. O objetivo principal é realizar nas próprias escolas, ao longo de cada ciclo letivo, um conjunto de workshops de várias disciplinas artísticas, orientados por artistas.

Prestando homenagem aos Cineclubes - "como espaços históricos de resistência, pensamento e encontro de pessoas" -, a equipa do projeto desafiou a EB23 Tecnopólis, em Lagos, a iniciar um cineclube escolar, que será orientado e mediado pela realizadora Nathalie Mansoux / projecto Royal_Cine e que contará com a participação de duas turmas do 7.º ano. Ao longo de um ano letivo, serão realizadas 6 sessões de visionamento de filmes que marcaram uma parte da história do cinema - do cinema dos anos 40 ao cinema contemporâneo -. Cada sessão, acompanhada por uma folha de sala, será precedida por uma introdução teórica ao contexto histórico-cinematográfico no qual o filme se enquadra. No final, realizar-se-á uma conversa participativa entre todos os intervenientes – alunos, professores e equipas Royal_Cine e Gymnasium –, criando-se, assim, na escola, uma comunidade temporária de espetadores.

_
Ficha artística e técnica:
Artistas Convidados: Nathalie Mansoux - Royal_Cine
Direção de projeto: Mónica Samões
Coordenação: Maria João Alcobia
Produção: Joana Duarte
Design & Web: José Pelicano
_
Produção: casaBranca
Parceria: Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Agrupamento de Escolas Júlio Dantas 
Apoio: Câmara Municipal de Lagos, LAC - Laboratório Actividades Criativas, Teatro Experimental de Lagos, Messe Militar de Lagos

_
Contactos:
casaBranca – Associação Cultural
T. 968 749 367
E. casabranca.ac@gmail.com

_
Mais informações:
www.casabranca-as.com
www.facebook.com/casaBranca.ac/

 

 

 

 


Data de publicação: 04-11-2020