Esclarecimento: concursos de apoio a projetos 2020

apoio às artes
Esclarecimento: concursos de apoio a projetos 2020
Apoio às Artes

Fotografia: "Areia", pela Circolando . © Cristina Soares / TNSJ

A situação extraordinária em que vivemos teve como efeito um aumento muito significativo do número de candidaturas submetidas aos procedimentos concursais de Apoio a Projetos, que a DGARTES só pôde abrir em maio, tendo sido submetidas mais 187% de candidaturas no concurso de Criação e Edição, em comparação com o concurso do ano transato, mais 126% no concurso de Programação e Desenvolvimento de Públicos, e mais 59% no concurso de Internacionalização. Em termos absolutos, este ano foram submetidas 833 candidaturas, mais 499 que no ano anterior, nos mesmos concursos. 

Este acréscimo de candidaturas teve um impacto muito expressivo na alocação de tempo e recursos às diferentes fases da tramitação administrativa dos concursos, designadamente a verificação formal e a apreciação técnico-artística das propostas. Por isso, as diferentes equipas e Comissões de Apreciação, plenamente conscientes da urgência e importância dos resultados destes procedimentos, trabalharam e ainda estão a trabalhar afincadamente para a conclusão dos respetivos trabalhos.

Como resultado deste esforço, foram já divulgados, a 30 de outubro, as decisões finais dos concursos de Internacionalização e de Programação e Desenvolvimento de Públicos. 

A DGARTES tenciona assegurar a divulgação dos resultados do concurso de Criação e Edição durante o presente mês de novembro. De modo a viabilizar este compromisso, a DGARTES procedeu, nomeadamente, ao reforço da Comissão de Apreciação deste concurso em resposta ao número inusitadamente elevado de candidaturas apresentadas por parte dos agentes artísticos.

Importa, ainda, referir a iniciativa da Ministra da Cultura de reforçar a dotação financeira destes três concursos, no montante global de € 1.173.679,56, de modo a viabilizar a execução de mais 63 projetos artísticos, um acréscimo de 58% de candidaturas apoiadas.

 

 

 

Data de publicação: 06-11-2020