Atelier de Criação por Rafael Alvarez

vários
Atelier de Criação por Rafael Alvarez
Workshop Ikebana Corporal

Joaquim Leal

Descrição:
Ikebana Corporal
Desde 2017 desenvolvendo uma investigação artística a partir de diferentes temáticas da cultura nipónica, tradicional e contemporânea, o coreógrafo pretende neste atelier de criação partilhar algumas destas metodologias, propondo-se focar numa reinterpretação/adaptação da técnica de composição Ikebana* aplicada ao corpo, transformando-a numa técnica corporal através de um olhar e uma escrita coreográfica.

*Ikebana (生け花 "vivificação floral”) é a arte japonesa de arranjos florais, cujo significado etimológico provem de ikeru (conservar vivo) e hana ou bana (flores e ramos) também conhecida como kado (華道 ou 花道) — a via das flores. Para os japoneses o termo flor é um conceito, uma ideia, abrange qualquer matéria e tudo aquilo que tenha uma afinidade com as plantas (ramos, troncos, folhas, flores, musgo, terra, raízes, pedras). Em contraste com a forma decorativa de arranjos florais que prevalece nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, simultaneamente formal e simbólica. A história da Ikebana data do tempo dos guerreiros Samurais, era usada como meio de concentração e desenvolvimento de várias habilidades como a sensibilidade e observação para o uso de armas, como espadas e acessórios da época (num periodo contemporânea à época mediaval europeia).

O desafio lançado neste atelier de pesquisa e criação é o de transpor e aplicar no corpo as técnicas e conceitos base de composição ikebana, transformando-as numa técnica corporal através de um olhar e uma escrita coreográfica. Propondo-se a criação de uma colecção ikebana de retratos e paisagens coreográficas.
 

/
Equipa pedagógica:
Direção: Olga Roriz
Responsável: Lina Duarte
Formador: Rafael Alvarez
A Companhia Olga Roriz é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / DGArtes
Apoios: CML - Câmara Municipal de Lisboa e PLMJ – Sociedade de Advogados
Parceiros: ETMC - Escola Tradicional de Medicina Chinesa, DUPLACENA
Membro de: REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, CID – International Dance Council 

/
Local, datas e horários:
7 e 14 de dezembro de 2020
4, 11, 18 e 25 de janeiro de 2021 
das 14h40 às 16h40 | Companhia Olga Roriz

/
Inscrições:
12 horas, 6 sessões, € 60,00 
M/16

/
Contactos:
COMPANHIA OLGA RORIZ
Palácio Pancas Palha, Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão, Nº 1, 1º, 1149-044 Lisboa
tel +351 218 872 383 / 927 298 695
lina.santos@olgaroriz.com
www.olgaroriz.com

 

 

 

 


Data de publicação: 02-12-2020