Três décadas em trinta notas de Teatro e Artes Performativas

teatro
Três décadas em trinta notas de Teatro e Artes Performativas
Apresentação de Livro

No dia 20 de janeiro, às 18h00, no Auditório da Quinta da Caverneira, Maia (Porto), decorre a apresentação do livro “Três décadas em trinta notas de Teatro e Artes Performativas”, de António Pedro Afonso (uma iniciativa do Fundo Teatral Art’Imagem e da Câmara Municipal da Maia, com coordenação de Micaela Barbosa, direção Artística de José Leitão e produção de Sofia Leal e Zé Pedro). A entrada é gratuita, mediante reserva prévia, até à lotação da sala. 

Um conjunto de trinta notas, escritas entre 28 janeiro e 26 fevereiro, (uma por dia), e que abordam de forma breve trinta anos de atividade profissional de teatro, desde a estreia de António Pedro Afonso, no ido ano de 1989, até ao dia de hoje. Estas trinta notas sugerem essa permanente busca do autor/ator, vestindo a pele ou pondo-se no lugar do outro: 

«E o tempo passa e passaram-se entretanto Três décadas e, dezenas de espectáculos e criações e géneros e correntes. O rito e a sátira, a tragédia, a comédia ou, o drama, o musical, a revista à portuguesa, o café-teatro ou a opereta, a opera e o teatro clássico! O realismo, o construtivismo, o nihilismo, dada, existencialismo, absurdo, o contemporâneo, a performance, o desenho ou a fotografia e, o cinema, o cubismo ou abstraccionismo. Qualquer forma de representação, qualquer género ou corrente, o movimento e a dança, a banda desenhada ou design, fazem parte afinal da mesma família – a famílias das artes. 

Todas as expressões ou representações são flagrantes, porém, o rio da arte teatral, esse leva o edifício do teatro a esse outro edifício maior – o tal que reúne todas as artes e, que se pode compilar na própria História do Teatro e, numa estória maior, que se confunde com a Vida e a maior de todas as artes, a Arte de Viver. Viva o teatro!»

 


MAIS INFORMAÇÕES

www.artimagem.org

 

 

 


O Teatro Art'Imagem é apoiado pela DGARTES.


 

 

 


Data de publicação: 13-01-2020