LU.GAR.INVEROSIMĬLIS ou a insólita história do lugar (Faro), podcast da Memoria Imaterial

vários
LU.GAR.INVEROSIMĬLIS ou a insólita história do lugar (Faro), podcast da Memoria Imaterial
Podcast

Memória Imaterial – Faro, Largo da Sé

Descrição:
Um desafio para tempos de pandemia: uma viagem virtual sonora a um lugar que, existindo, não existe.
É um podcast que serve de piloto para um projeto de criação centrado nas narrativas dos lugares, mais especificamente, no ténue equilíbrio que existe entre a dimensão histórica e a ficcional na construção afetiva das memórias das comunidades e dos seus espaços. Qualquer coisa entre áudio- guia, narração, música eletrónica… entre história e ficção. Resulta de uma colaboração entre dois artistas, um narrador e um músico, que nos convidam a visitar um lugar específico, neste caso o centro histórico da cidade de Faro, e em que dois universos expressivos combinam-se numa única peça sonora:
1. O narrador relata uma ambígua história do espaço visitado, intercalando factos reais com patranhas,  boatos com descobertas científicas, verdades históricas com lendas...
2. O músico compõe a partir da atmosfera do lugar, incorporando sonoramente o discurso verbal e os sons do próprio espaço, criando uma peça auditiva específica para o lugar...
Inverosimĭlis mescla realidade e ficção, questionando continuamente a credulidade dos ouvintes: factos verídicos são explicados por causas inverosímeis, consequências insólitas, por verdades históricas, acontecimentos reais ganham proporções bíblicas, personagens históricas tornam-se pessoas íntimas…
Algo que desafia o ouvido, que cria ambientes sonoros a partir do palpável e salienta os aspectos auditivos da experiência, a importância do som na construção dos sentidos. Desafia a conhecer um lugar através de sentidos nem sempre ativos, conscientemente; a visitar um lugar não necessariamente através da “vista”, mas dos ouvidos; a reconhecer a dimensão predominante da ficção na construção social de realidade, especialmente na era em que vivemos. Em tempos de pandemia, é o repto a uma viagem virtual sonora a um lugar que, existindo, não existe.

/
Ficha artística:
Concepção, texto e narração: Luís Correia Carmelo
Sonoplastia, gravação e masterização: Miguel Neto
Genéricos: Daniela Garcia
Direção artística: José Barbieri
Produção: LU.GAR. Territórios culturais / Memoria Imaterial CRL
Agradecimentos: MENTECAPTA, Produções Áudio

/
Plataforma ONLINE para ouvir aqui
> 12 anos

/
Link para site:
https://lugar.memoriamedia.net/index.php/2020

 

 

 

 


Data de publicação: 14-01-2021