REVELA-ME / LABORATÓRIO DE IDEIAS - inscrições abertas

cruzamento disciplinar
REVELA-ME / LABORATÓRIO DE IDEIAS - inscrições abertas
Oportunidade | criação artística

José Miguel Soares

Descrição:
Em REVELA-ME convoca-se o público em geral, artistas e estudantes para um grupo de pensamento e criação artística que se liga ao projecto e que o acompanha em tres sessões de trabalho no espaço virtual.  O laboratório de ideias envolve os participantes que procuram paralelamente a criação do objecto artístico, formas de irradiação nas área do teatro, da fotografia e da criação artística. 

REVELA-ME
Movimento artístico de ativação de territórios periféricos e esquecidos 
O projeto parte da relação entre o conceito de periferia e um espaço de abandono, o antigo hospital psiquiátrico dos canaviais, que durante o estado novo foi albergue de mendicidade, um instrumento da política de promoção da exclusão e do isolamento daqueles que eram considerados “desviantes”. Estes espaços situavam-se longe dos centros e da sociedade. Hoje o abandono a que ele está sujeito é também sinal de periferia, porque são poucos os que assistem ao seu esvaziamento e ao seu desaparecimento. No entanto o esquecimento é também terreno fértil e o vazio surge aqui como expectativa, como prenúncio de uma revelação. O espaço como realidade que permanece, como suporte de memória, que transporta em si vivencias e histórias que se acumulam ao longo do tempo e que estão prontas a serem resgatadas, transformadas e (re)inventadas. Não temos como propósito particularizar este antigo hospital, mas construir narrativas através deste, da sua arquitetura, dos elementos que ainda o habitam e potenciar um movimento artístico de ativação de territórios periféricos, desconhecidos e esquecidos. 

_
Bios
ANA LUENA (Luanda, 1974) Dramaturga, encenadora, cenógrafa, figurinista. Viveu em Luanda até 1982. É doutoranda na FLUP, em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos. É Mestre de Teatro - ESTC do IPP de Lisboa. Frequentou o Curso de Encenação de Ópera da FCG e foi colaboradora da Casa da Música. Terminou o curso de cenografia e figurinos da ACE, Porto. Fundou o Teatro Bruto e foi directora artística e encenadora durante 20 anos. Encenou entre outros: “Bonecas”; "Lady & Macbeth" concerto encenado; “É impossível viver”, a partir de Franz Kafka; “Objectos partidos”, a partir de Afonso Cruz; “O filho de mil homens” de Valter Hugo Mãe; “Estocolmo”, de Daniel Jonas; “O sonho”, de August Strindberg. Leccionou na UÉ, na ESMAE, ACE e BalleTeatro. Participou em edições da revista literária Flanzine. Trabalhou como assistente de encenação de Nuno Cardoso. Em 2016 muda-se para Évora, onde escreve e encena. É fundadora da Malvada Associação Artística, onde assume a direção artística com José Miguel Soares.

JOSÉ MIGUEL SOARES (P. Delgada, 1977) Fotógrafo e Psicólogo. Estudou Psicologia na U-Lisboa e na U-Pádua e Fotografia no IE-Design em Roma. Residiu em Lisboa onde trabalhou em imagem e comunicação durante mais de uma década. Atualmente reside em Évora. Foi membro fundador da revista Aula Magna e Diretor de Serviços e Psicólogo da Ass. Sol. Tem as suas fotografias publicadas em dezenas de revistas e publicações de grandes grupos editoriais a projectos independentes, em áreas que vão da fotografia de retrato à arquitetura, de produções de moda a fotoreportagem. Realiza vídeo e fotografia comercial para agências e marcas nacionais e internacionais. Desenvolve projetos de cariz autoral, premiados e nomeados em concursos como Jovens Criadores, Prémio Autores SPA, Society for News Design. Em 2018 funda a Malvada, onde assume a direcção artística com Ana Luena, com quem desenvolveu os projectos Por Portas Travessas e Quarto Escuro (2018), Às Portas da Cidade, Personas e Bonecas (2019).

_
Ficha artística e técnica:
Criação e direção artística:
Ana Luena e José Miguel Soares

_
Local, datas e horários:
Online - zoom
4ª feira 20, 27 jan e 3 fev 2021
18h - 20h 

_
Informações sobre bilheteira:
Inscrição gratuita.
Vagas limitadas. 
Classificação etária:
Maiores 16 anos
Link inscrições: https://forms.gle/xxjbwrk1pvunu3o36

_
Mais informações:
Malvada associação artística
maa.artistica@gmail.com / 960268843

_
Redes socias:
https://www.facebook.com/malvada.associacao 
https://www.instagram.com/malvadaassociacaoartistica/

 

 

_
REVELA-ME tem o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

 

 


Data de publicação: 25-01-2021