Eduardo Batarda e Atelier do Corvo vencem Prémios AICA 2020, que têm o apoio da DGARTES.

Prémio
Eduardo Batarda e Atelier do Corvo vencem Prémios AICA 2020, que têm o apoio da DGARTES.
Prémios AICA / DGARTES / BCP

"Great Moments. Eduardo Batarda nos Anos Setenta" . © Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva

O pintor Eduardo Batarda e o Atelier do Corvo (da dupla de arquitetos Carlos Antunes e Désirée Pedro) venceram a edição deste ano dos Prémios AICA — de Artes Visuais e Arquitetura.

Presidido por Sandra Vieira Jürgens (crítica, editora e historiadora de arte), o júri distinguiu, por unanimidade, o "virtuosismo ímpar" da notável carreira do pintor Eduardo Batarda e a "prática singular no campo partilhado entre a arquitetura e as artes plásticas" do Atelier do Corvo. Integraram também o júri Ana Anacleto (curadora do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia MAAT), Bárbara Silva (arquiteta, curadora e professora universitária), e Pedro Baía e Luísa Soares de Oliveira (críticos de arquitetura e de arte e colaboradores do Jornal PÚBLICO).

Estes prémios têm reconhecido, desde 1981, com o apoio da área governativa da Cultura, artistas e arquitetos portugueses que, pelo seu trabalho e percurso pessoal, realizam uma contribuição de excelência para a cultura e para a arte.

No período de 2020 a 2022, a Direção-Geral das Artes apoia a atribuição destes prémios com um montante financeiro global de sessenta mil euros, contribuindo, assim, para fomentar a criação, produção e difusão das artes, através do reconhecimento de percursos e projetos de mérito dos artistas portugueses nas áreas das artes visuais e da arquitetura.

 

 

Data de publicação: 08-02-2021