Open Call para artistas dos países membros IBERESCENA - 3ª edição BoCA Bienal 2021

artes cénicas
Open Call para artistas dos países membros IBERESCENA - 3ª edição BoCA Bienal 2021
Oportunidade | Artes Cénicas

A BoCA – Biennial of Contemporary Arts convida artistas de países membros do Iberescena a submeterem um projeto no campo das artes cénicas, com vista a integrar a programação da próxima edição da bienal, que decorrerá de 4 setembro a 17 outubro nas cidades de Lisboa, Almada e Faro. As candidaturas estão abertas até 7 de março de 2021.

Descrição

A 3ª edição da BoCA Bienal, que acontece de 4 de setembro a 17 de outubro de 2021 em Lisboa, Almada e Faro, convida artistas de países membros do Iberescena (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru ou Uruguai), a submeterem um projeto de criação cénica, com enfoque na dança ou nos cruzamentos disciplinares. Será selecionado 1 projeto para integrar a sua programação.

O presente concurso prioriza projetos que valorizem a perspetiva de género, a diversidade, os povos originários e afrodescendentes e/ou favoreçam a coesão e a inclusão social. Serão aceites novas criações ou espetáculos em circulação, inéditos no contexto português. Será dada ainda prioridade a propostas que incluam uma perspetiva transdisciplinar, reiterando as bases conceptuais da BoCA.

Tendo em conta os limites orçamentais, questões de responsabilidade ambiental e restrições à deslocação em vigor (impostas pela pandemia Covid-19), será dada preferência a projetos que não impliquem equipas grandes em deslocação, transporte de grande dimensão e optem por um modelo considerado, ambientalmente, mais sustentável.

O projeto selecionado beneficiará de cachet no valor total entre 2.500,00€ a 3.500,00€ (dependendo do número de intérpretes, equipa técnica e de produção envolvida) para um total de 2 apresentações. A BoCA assumirá os custos relativos à produção e apresentação do espetáculo/criação in situ, bem como despesas de montagem, comunicação, alimentação, deslocação e alojamento.

_
CANDIDATURAS

As candidaturas devem ser submetidas em Português, Espanhol ou Inglês para info@bocabienal.org com o assunto “Candidatura IBERESCENA”.
Enviar um único documento PDF (máx. 10 MB) com:
– Identificação do artista/criador/grupo (nome, entidade para efeitos de contratação, morada, contactos, número de identificação fiscal);
– Descrição do projeto/espetáculo (título; sinopse; ficha artística; biografia resumida dos intervenientes; duração; data de estreia e carreira do espetáculo, caso se aplique; próximas apresentações; a indicação de possíveis ações complementares, caso se aplique; link do vídeo do projeto, caso se aplique);
– Rider técnico, com indicação da duração de montagem e desmontagem, caso se aplique;
– Indicação do número de pessoas a deslocar, local (ou locais) de origem de cada viagem, roomlist e cenário a transportar, caso se aplique;
– Documentação de dois projetos anteriores (máx. 2 páginas, incluir links para vídeos, quando aplicável);
– (facultativo) Anexos (imagens, links, referências, clipping, menção de outros eventuais apoios para as apresentações do projeto em Portugal).

_
CALENDÁRIO

Entre 8 de fevereiro e 7 de março 2021: receção de projetos;
Entre 8 e 17 de março 2021: avaliação dos projetos;
Entre 18 e 20 de março 2021: comunicação do projeto selecionado;
Entre 4 de setembro e 17 de outubro 2021: apresentação pública, no contexto da 3º edição da BoCA Bienal em Lisboa, Almada ou Faro.

Em caso de dúvidas, por favor enviar email para info@bocabienal.org com o assunto “Dúvidas”.

_
Produção: BoCA
Apoio: IBERESCENA
A BoCA é um projeto apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes

_
Site:
https://bocabienal.org/