DGARTES FINANCIA 10 PROJETOS DE CRIAÇÃO QUE INTEGRAM ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA E S/SURDOS

apoio às artes
DGARTES FINANCIA 10 PROJETOS DE CRIAÇÃO QUE INTEGRAM ARTISTAS COM DEFICIÊNCIA E S/SURDOS

"O Aqui" (2017) . © Vo'Arte / CiM – Companhia de Dança

Já são conhecidos os resultados finais do Programa Arte sem Limites – Criação.

Nesta linha de apoio são financiados 10 projetos: 4 na área de cruzamento disciplinar, 2 na área de dança, 2 na área de teatro, 1 na área de artes plásticas e 1 na área de novos media.

Com um montante global de 244.414,71 €, esta linha de apoio tem como principais objetivos promover a prática profissional de artistas com deficiência e/ou S/surdos, enquanto criadores, intérpretes ou executantes de obras, fomentar a diversidade no panorama artístico nacional e incentivar o surgimento de projetos liderados por estes artistas.

A implementar até ao final de 2021, os projetos apoiados integram na sua equipa artística, profissional/ais com deficiência e/ou S/surdos; promovem boas práticas de acessibilidade e valorizam a dimensão educativa, a pesquisa e a experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento. Contribuem, ainda, para a captação, sensibilização e qualificação de públicos diversificados, integrando ações de promoção, proximidade e acessibilidade.

Destaca-se, no contexto deste programa de apoio, a parceria com a Acesso Cultura, uma associação sem fins lucrativos que, desde 2013, tem desenvolvido um trabalho importante de promoção da melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal. A sua atividade, que inclui projetos de investigação, formação, divulgação, consultoria técnica em espaços culturais e cooperação com organismos congéneres, nacionais e estrangeiros, tem contribuído de forma decisiva para colocar este tema no centro da reflexão, do diálogo e da prática dos setores cultural e artístico.

Consulte os resultados finais

 

 


Data de publicação: 01-03-2021