Conferência Internacional do projeto "Cante pela sua saúde" reflete sobre a música e o bem estar dos seniores

música
Conferência Internacional do projeto "Cante pela sua saúde" reflete sobre a música e o bem estar dos seniores
Inscrições abertas

Estão abertas até 7 de março as inscrições para a Conferência internacional "Música para a Saúde e o Bem-estar" que, no próximo dia 10, vai juntar investigadores e profissionais para partilharem o seu trabalho na área do cruzamento entre a música e o bem-estar. A iniciativa está integrada no projeto "Cante pela sua saúde", financiado pelo Orçamento Participativo Portugal 2017 e coordenado pela Direção-Geral das Artes (DGARTES). As inscrições são gratuitas.

Com início às 9h30 e moderação a cargo da Prof. Luisa Lima (Iscte), a sessão de boas vindas conta com as participações da Ministra da Cultura, dos Provedores da Santa Casa da Misericórdia de Almada e de Lisboa, da Diretora do Teatro Nacional de São Carlos, do Reitor da UAL e da Reitora do Iscte. O Diretor-Geral das Artes participa, como moderador, na sessão final dedicada ao balanço e reflexões.

"Quando é que a exposição à música tem efeitos secundários positivos?" é o tema de abertura, apresentado pelo Prof. Glenn Schellenberg (Universidade de Toronto e Iscte), seguindo-se, depois de um momento musical com Pedro Baião, uma intervenção da Professora Iolanda Galinha (CIP-UAL) sobre "Cante pela sua saúde - estudo experimental dos efeitos de um programa de canto em grupo no bem estar de pessoas mais velhas". 

A conferência prosseguirá dedicada ao debate de vários temas ligados à "Investigação e Intervenção sobre Música e Saúde", com moderação a cargo de César Lima (Iscte) e comunicações de Diego Pinal (Centro de Investigação em Psicologia, UM), Helder Miguel Fernandes (CIDESD-UTAD e RECI - Piaget), Maria João Lima (CIES - Iscte e OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais), Ana Paula Góis (Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Instituições de Solidariedade), Vera Lúcia da Silva Tavares e Nuno Miguel Pinto Amaral (EMA - Escola de Música e Artes), Fabiana Leite Rabello Mariano (Universidade Nova de Lisboa) e Hilary Moss (Professor na Universidade de Limerick, Rep. Irlanda).

 

PROGRAMA E INSCRIÇÕES

https://iscte.conferenciamusicaparaasaude.org

 


PROJETO CANTE PELA SUA SAÚDE

Criado e apresentado pela cantora Anabela Pires ao OPP 2017, "Cante pela sua Saúde" juntou, entre 2019 e 2020, um total de 150 seniores acompanhados pelas Misericórdias de Almada e Lisboa e por duas equipas de músicos e clínicos, tendo participado em 70 sessões de canto e vários espetáculos, em que os mentores da iniciativa procuraram o cruzamento da música e do canto com a promoção do bem-estar, funcionamento cognitivo,  envelhecimento bem-sucedido, felicidade e integração social.

Com esta iniciativa pretende-se criar um espaço para partilha de ideias, desenvolver redes para estudar o efeito da música na saúde e bem-estar, promover investigações de qualidade sobre este tema e investigar os aspetos multiculturais e transdisciplinares das intervenções musicais.

A implementação do projeto decorreu no quadro de uma parceria coordenada pela DGARTES, que incluiu a Santa Casa da Misericórdia de Almada, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a CEU-Universidade Autónoma de Lisboa, o ISCTE-CIS-IUL e o OPART - Teatro Nacional de São Carlos, à qual se associaram a Câmara Municipal de Almada (Convento dos Capuchos, Fórum Municipal Romeu Correia), a Universidade Lusófona e a UTL - Faculdade de Motricidade de Lisboa e o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

A análise dos resultados, que procura aferir o efeito das intervenções musicais na saúde e bem-estar dos participantes, está a cargo de investigadores especialistas em diversas áreas da saúde e psicologia, como a neuropsicologia, a psicomotricidade ou a psicologia social, com a coordenação científica da Doutora Iolanda Galinha, da Universidade Autónoma de Lisboa, e da Doutora Luísa Lima, do ISCTE, com a colaboração do Doutor António Labisa Palmeira, da Universidade Lusófona e da Faculdade de Motricidade Humana.

MAIS INFORMAÇÕES

https://iscte.conferenciamusicaparaasaude.org/

 


Data de publicação: 02-03-2021