Criações de Nélia Pinheiro exploram universo de José Saramago

dança
Criações de Nélia Pinheiro exploram universo de José Saramago
circulação nacional e internacional

© Paula Gil

"Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez”, da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), integram a Programação de Comemorações do Centenário de José Saramago (1922–2022), com uma itinerância nacional e internacional entre novembro de 2021 e 2022. 

Pela sua identidade plástica, próxima da instalação artística, as obras serão apresentadas em diferentes espaços, incluindo teatros, bibliotecas e festivais literários. Criadas e dirigidas pela coreógrafa Nélia Pinheiro, as peças exploram o universo do escritor e contam com figurinos de José António Tenente, desenho de luz de Nuno Meira e interpretações de Gonçalo Almeida Andrade e Fábio Simões. 

Ambas as criações foram produzidas em colaboração com diferentes parceiros da CDCE e resultam de um trabalho de investigação e experimentação coreográfica de Nélia Pinheiro, a partir das personagens das obras “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez” de José Saramago. A primeira aproximação de Nélia Pinheiro à obra de José Saramago aconteceu em 1998, ano de atribuição do Prémio Nobel da Literatura ao escritor, com a peça coreográfica para 2 intérpretes “Objeto Quase”.

Esta participação no Programa de Comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago surge na sequência da assinatura de um memorando de colaboração entre a CDCE e a Fundação José Saramago, colaboração que visa a pesquisa e a exploração artística do universo literário do escritor Nobel da Literatura, através da Dança Contemporânea.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6

MAIS INFORMAÇÕES

www.cdce.pt

 

 

Data de publicação: 05-03-2021