Edgar Martins expõe no Herbert Art Gallery & Museum com o apoio da DGARTES

fotografia
Edgar Martins expõe no Herbert Art Gallery & Museum com o apoio da DGARTES
Internacionalização | Fotografia

What Photography & Incarrceration have in Common with an Empty Vase by Edgar Martins @ The Herbert Art Gallery & Museum, Coventry, Inglaterra

O projeto "What Photography & Incarceration have in Common with an Empty Vase" resulta de uma colaboração entre o artista Edgar Martins e os presidiários de West Midlands, suas famílias e vários outros indivíduos e grupos comunitários da região.

Descrição:
"What Photography & Incarfecration have in Common with an Empty Vase" é um trabalho multifacetado desenvolvido a partir de uma colaboração com a Grain Projects e a HM Prison Birmingham (a maior prisão de categoria B na região de Midlands, Reino Unido), com os seus presos e respetivas famílias, bem como uma miríade de outras organizações e indivíduos locais. Fazendo uso do contexto social da encarceração como ponto de partida, Martins explora o conceito filosófico de ausência e aborda uma consideração mais ampla do posicionamento da fotografia, quando se cruzam questões de visibilidade, ética, estética e documentação.
Através de uma articulação produtiva entre imagem e texto, fotografia recente e histórica, evidência e ficção, o trabalho de Martins propõe-se a perscrutar como se lida com a ausência de um ente querido, provocada pela separação forçada. De uma perspetiva ontológica, procura respostas para as seguintes questões: como é que se pode representar algo que foge à visualização, que está ausente ou longe do olhar? Como é que a fotografia documental, numa altura de “fake news”, melhor reconhece a dimensão imaginativa e ficcional da nossa relação com imagens? Ao dar voz aos reclusos e às suas famílias e ao abordar a prisão como um conjunto de relações sociais, e não como um mero espaço físico, o trabalho de Martins propõe repensar e combater o tipo de imagem normalmente associada à encarceração. Desta forma, o projeto evita intencionalmente imagens cujo único objetivo, argumenta Martins, é confirmar as opiniões defendidas pela ideologia dominante sobre crime e punição: violência, drogas, criminalidade, raça - uma abordagem que serve apenas para reforçar o ato de fotografar e a fotografia em si como dispositivos apotropaicos. Este trabalho marca uma transição significativa na trajetória criativa de Martins, assinalando uma inclinação crescente para uma perspetiva mais ampla, mais híbrida e interdisciplinar da fotografia.

Visita guiada pelo artista
Guia da Exposição

_
Ficha artística e técnica:
Artista: Edgar Martins
Curadoria: Rosie Adenbrook
Produção: Catarina Pires
Programa educacional: Mark Durden, Edgar Martins, Nicola Shipley

_
Local e data e horário:
Herbert Art Gallery & Museum
A exposição estará patente até dia 18 de abril 2021
17 de MARÇO - Conversa entre Edgar Martins e Mark Durden, 18h (via zoom)
Link para inscrição: https://www.eventbrite.co.uk/e/edgar-martins-in-conversation-with-mark-durden-tickets-138664432049

_
Informações sobre bilheteira:
Aberto ao público. Entrada Livre

_
Link para exposição e site do artista:
https://culturespacecoventry.com/empty-photo-cov

http://www.edgarmartins.com/about/

 

 

 

 


Data de publicação: 08-03-2021