“Debating Lisbon’s Future Housing Strategy”, 1º debate IN CONFLICT - 14 março

arquitetura
“Debating Lisbon’s Future Housing Strategy”, 1º debate IN CONFLICT - 14 março
Ciclo de Debates Bienal de Veneza / Arquitetura

© Gennaro Giacalone, João Romão & Margarida Leão, 2021

Começa este domingo, dia 14 de março, o ciclo de debates online INCONFLICT, que vão acompanhar a exposição que estará patente na Bienal de Veneza, de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.
O debate, de acesso aberto, trará à discussão o tema “Debating Lisbon’s Future Housing Strategy” e contará com a participação da deputada e arquiteta Filipa Roseta, da arquiteta Inês Lobo, do geógrafo e ativista Luís Mendes e do vereador do urbanismo da CML Ricardo Veludo. A organização é da responsabilidade de Gennaro Giacalone, João Romão e Margarida Leão.
O evento será transmitido via youtube a partir do canal In Conflict.

_
Sinopse
[Debating Lisbon’s Future Housing Strategy]
A Habitação é um dos pilares definidores das sociedades democráticas. A soma dos OE para a habitação 2019 e 2020 foi €230 M. A este valor de referência serão acrescidos €1633 M em 2021-2026, através do subsídio europeu PRR.
Apesar das recentes estratégias propostas na Nova Geração de Políticas de Habitação, pouco debate a nível municipal tem abrangido a sociedade civil ou os agentes de transformação do território.
Após 4 semanas de discussão pública online, convidamos o vereador do urbanismo da CML Ricardo Veludo, a arquitecta Inês Lobo, a deputada e arquitecta Filipa Roseta e o geógrafo e activista Luís Mendes ao debate sobre propriedade, participação e tipologia para a cidade de Lisboa. Tomamos a proximidade temporal entre a Bienal de Arquitectura de Veneza e as eleições autárquicas em Portugal, como oportunidade de reivindicar o espaço para o diálogo democrático na construção de cidade e reclamar aos arquitectos o papel de classe politicamente comprometida com a questão How will we live together?

_
Os próximos debates online também poderão ser acompanhados no canal youtube, nos links abaixo:

- Dom. 14 março / 18:30 / Debating Lisbon’s Future Housing Strategy https://youtu.be/4kp-vG0nMvI 
- Dom. 28 março / 18:30 / Instant City https://youtu.be/2lckZAhc8sQ 
- Dom. 11 abril / 18:30 / Lines of Violence https://youtu.be/ZXLRHBZCHcQ

O ciclo conta com nove debates, dos quais seis foram selecionados a partir de uma Open Call, com o objetivo de trazer a debate o mais amplo espectro possível de temas e intervenientes em torno das questões lançadas pela curadoria. A Open Call foi lançada em maio de 2020 e os seus resultados anunciados em dezembro de 2020. O júri foi constituído pelas arquitectas Ana Jara e Anna Puigjaner, o investigador António Brito Guterres, a artista Fernanda Fragateiro, o arquitecto Jorge Carvalho e o editor Moisés Puente, 

O calendário completo de todos os debates está disponível no site oficial do projeto 

_
Acompanhe todas as novidades em:
Instagram
Facebook

 

_
A Representação Portuguesa na Bienal de Veneza é comissariada pela Direção-Geral das Artes.

 

 

 


Data de publicação: 12-03-2021