Seminário online "A Política do Ressentimento" com Sjoerd van Tuinen

vários
Seminário online "A Política do Ressentimento" com Sjoerd van Tuinen
Formação Maumaus

Maumaus promove o seminário online "A Política do Ressentimento" com Sjoerd van Tuinen, nos proximos dias 24 a 26 de março.

 

Sinopse:
Como é possível que as pessoas votem contra seus interesses econômicos? O que motiva um homem-bomba? Por que as pessoas se jogam nos braços de líderes autoritários como lemingues no abismo? Tendências neo-reacionárias na cultura política, como nacionalismo, populismo, fundamentalismo e teorias da conspiração em larga escala, juntamente com a cultura de nomear, culpar, envergonhar e reclamar, nos desafiam a reconsiderar o efeito anti-social do ressentimento: um tóxico mistura de ódio, frustração, humilhação e indignação, condicionada pela passividade. Exploraremos a genealogia teórica desse conceito essencialmente polêmico, interpretaremos as mudanças políticas que nele se expressam e avaliaremos a consistência e coerência com que é atualmente utilizado no discurso público e académico sobre luta social.

Bio
Sjoerd van Tuinen é Professor Associado de Filosofia na Erasmus University Rotterdam e co-fundador do Erasmus Institute for Public Knowledge. Após seu PhD (Ghent 2009) em Leibniz e Deleuze, ele teve afiliações visitantes com universidades em Londres, Berlim, Viena, Nova York e Princeton. Enraizado na filosofia continental, seus interesses são em metafísica, estética, teoria social e política e história da filosofia. O trabalho de Sjoerd consiste em comentários sobre filósofos clássicos e contemporâneos e compromissos multimídia nas artes e humanidades. Ele é especialista em ecofilosofia, pós-humanismo e teorias críticas da arte, afeto, dívida, história e cuidado. Após sua primeira monografia, Sloterdijk: Ein Profil(UTB / Fink Verlag, 2006), ele editou mais de vinte livros e edições especiais, incluindo Deleuze e The Fold: A Critical Reader (Palgrave Macmillan, 2010), Deleuze and the Passions (New York: Punctum Books, 2016), Speculative Art Histories (Edinburgh University Press, 2017), The Polemics of Ressentiment: Variations on Nietzsche (Bloomsbury, 2018) e uma série de livros teóricos com V2_, Institute for Unstable Media (Rotterdam / NAi Publishers).

_
Local, data e horário:
24–26.03.2021
12h – 14h30, 15h30–18h

_
Inscrições:
O registo é gratuito, mas limitado.
Envie um e-mail com um breve currículo para admin@maumaus.org 
A confirmação da inscrição será enviada por email.
O seminário acontecerá apenas online.
O seminário será em inglês.

_
Mais informações:
351 21 352 11 55
www.maumaus.org 

 

 

_
O Maumaus / Lumiar Cité é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

 

 


Data de publicação: 12-03-2021