Teatro Estúdio Fontenova participa no Festival Mátria Amada (Brasil)

dança
Teatro Estúdio Fontenova participa no Festival Mátria Amada (Brasil)
Internacional | Performance

© Leonardo Silva

O Teatro Estúdio Fontenova apresenta a performance “Cerco” no Festival "Mátria Amada – Cultura e Cuidados Com a Terra" (Brasil), no dia 21 de março, numa sessão online entre as 20h e as 23h (hora de Portugal). A performance será transmitida aproximadamente às 22h, no YouTube

Promovido pelo Grupo Manuí (Brasil) e coordenado por Tatiana Zalla e Leandro Pfeifer, o festival vai reunir, sob o tema "Inspirações Artísticas", músicos, escritores, artistas, atores, lideranças indígenas e quilombolas e promover reflexões acerca dos cuidados com o meio ambiente e preservação dos ecossistemas através de espetáculos e intervenções artísticas.

Em "Cerco", o Teatro Estúdio Fontenova relembra "memórias (…) de mulheres à volta do mundo na sua relação terra-corpo" (a terra como extensão do corpo). 

CERCO

“Ocupámos as terras, delimitámo-las, fechámo-las cada vez mais, até para quem sempre viveu delas. E como reagiu o nosso corpo a estes ‘cercos’? Foi-se fechando também, nele mesmo, e na sua ligação à terra. 

Corpo e Terra, dois lugares que habitamos, como não pensar neles de forma intrinsecamente ligada? Olhamos para o Alentejo, para Setúbal, para movimentos indígenas que questionam a violência para com terra e a violência para com o corpo da mulher, questionámos mulheres à volta do mundo na sua ligação corpo-terra, questionámos as nossas próprias ligações, bebemos das investigações académicas de Silvia Federici e do conceito de Marx de ‘cercamento’. Assim, cercámos corpos, palavras, memórias e movimentos descobrindo que precisamos de os devolver, mais livres e mais abertos.

‘Dizemos Mãe Terra… é a nossa mãe, e nós somos os filhos, e tudo entre nós e a terra é o nosso cordão umbilical. Então… se violarmos a terra, violamos estas coisas… envenenamo-nos.” 

Laura Red Elk 
(Pueblo Pintado)

Em memória da(s) (histórias) da avó Guilhermina.
Em memória da Acácia que era meu avô.

 


Classificação: M/ 12
Duração aproximada: 30 minutos


Veja o Trailer do Festival https://youtu.be/bnlIt1CBa5M


MAIS INFORMAÇÕES

www.teatroestudiofontenova.com  
www.facebook.com/teatroestudiofontenova

 


O Teatro Estúdio Fontenova é apoiado pela DGARTES.


 

 

 


Data de publicação: 18-03-2021