Report #2 apresenta mais resultados do Inquérito aos Profissionais Independentes

estudo
Report #2 apresenta mais resultados do Inquérito aos Profissionais Independentes
Artes e Cultura

O Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) acaba de disponibilizar o Report #2 "Relações laborais e remunerações", num segundo momento de divulgação dos resultados do Inquérito aos Profissionais Independentes das Artes e da Cultura, no âmbito do Estudo sobre o Sector Artístico e Cultural em Portugal,  financiado pela DGARTES/Ministério da Cultura.

Este inquérito, aplicado entre 8 de agosto e 6 de novembro de 2020, através de questionário online, contou com a participação de 1.727 profissionais independentes, tendo em vista a recolha de informação que permite caracterizar os perfis social e laboral dos profissionais independentes deste setor de atividade.

O Report #2 avança resultados para o período pré-pandemia que elucidam sobre o número de projetos em que os profissionais se envolvem, o número de entidades contratantes (uma parte significativa não estabelece qualquer contrato), as modalidades de negociação com os empregadores/contratantes e a distribuição das atividades ao longo do ano. Do ponto de vista das remunerações, os resultados permitem identificar a distribuição dos montantes por escalões, e a sua proveniência por fonte – setor artístico e cultural e outros setores -, bem como a sazonalidade do trabalho remunerado.

Pode ainda ler-se no relatório que "a análise com as variáveis do perfil social (escolaridade, idade, entre outras) e do perfil profissional (a área e a função artísticas principais, o tempo de carreira), permite evidenciar características transversais a todo o setor bem como práticas e características específicas de algumas das categorias sociais observadas", características essas que o Relatório ilustra com as perspetivas individuais dos profissionais inquiridos.

Com coordenação a cargo de José Soares Neves, o inquérito contou com uma equipa de investigação constituída por Joana Azevedo, Rui Telmo Gomes, Maria João Lima, Andreia Nunes, Miguel Lopes e César de Cima.

A realização do Estudo sobre o Sector Artístico e Cultural em Portugal pelo OPAC foi objeto de um acordo de parceria institucional entre a DGARTES e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), dando sequência ao determinado na Resolução do Conselho de Ministros nº 41/2020, de 6 de junho, que aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social.


Conheça o o Report #2 "Relações laborais e remunerações"


 

No início deste mês, o OPAC tinha já disponibilizado o Report #1 "Emprego cultural e perfis social e laboral", divulgando os primeiros resultados do Inquérito aos Profissionais Independentes das Artes e da Cultura.

 

 

 


Data de publicação: 30-03-2021