Maratona Ópera XXI / Operafest Lisboa abre candidaturas para compositores

música
Maratona Ópera XXI / Operafest Lisboa abre candidaturas para compositores
Oportunidade | Música

Está berto até 30 de abril o concurso MARATONA ÓPERA XXI para novas árias. Este prémio (Prémio Carlos de Pontes Leça), no valor de 1500 euros, destina-se a  compositores, até aos 40 anos, que concorram com uma ária original, em português.

Os compositores selecionados terão ainda acesso a workshops com compositores e cantores experientes, para abordar a forma, a prosódia e o potencial da voz, entre outros temas específicos.

Este ano, a equipa do Operafest Lisboa (projeto no qual se insere a Maratona Ópera XXI)  propõe, em vez de um festival da canção, um festival de novas árias que serão avaliadas por um júri composto por personalidades de várias áreas artísticas. O concurso inclui uma fase de seleção de candidatos, uma fase eliminatória e uma fase final em forma de espetáculo público.

Esta 2.ª edição investe "na mestria de compor árias de ópera, o momento chave na ópera, em que a força da música se conjuga com a força do canto lírico, em todo o seu esplendor e que perdura para lá da própria ópera".

O concurso MARATONA ÓPERA XXI, projeto que nasceu com o apoio da DGARTES, pretende dinamizar a ópera contemporânea portuguesa, potenciar novos compositores, novo repertório, novas óperas, novos intérpretes, "para criar a ópera do futuro e aproximá-la do mundo de hoje". A estrutura do OperaFest Lisboa, liderada pela soprano, diretora artística e produtora Catarina Molder, aposta na ópera em formatos variados, incluindo o audivisual e "pretende contribuir para a sua renovação e projecção desta forma de arte total, no futuro, com projetos de ópera inovadores, cruzando tradição e contemporaneidade e na criação de novos públicos".

CONTACTOS

maratonaoperaXXI.operadocastelo@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES

https://operadocastelo.com/pt/

 

 


Data de publicação: 01-04-2021