DA QUADRIENAL DE PRAGA AO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

cenografia
DA QUADRIENAL DE PRAGA AO MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA
"Windows", de José Capela

© mala voadora

A instalação "Windows", de José Capela, reabriu e pode ser visitada até ao dia 25 de abril, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), Lisboa. Depois de representar Portugal na Quadrienal de Praga 2019, "Windows" iniciou a sua circulação nacional no dia 11 de dezembro de 2020 no MNAA, estando ainda prevista, este ano, uma apresentação no Porto, na Mala Voadora, organizada pela Direção-Geral das Artes (DGARTES). 

"Windows" foi o projeto da Representação Oficial Portuguesa na 14.ª Quadrienal de Praga Performance Design and Space (PQ19), a mais importante mostra internacional de cenografia e arquitetura teatral, que decorreu de 6 a 16 de junho do ano passado, dedicada ao tema “Imaginação, Transformação, Memória”, sob direção-geral de Pavla Petrová.

Comissariada pela DGARTES, a representação portuguesa integrou a secção Countries da PQ, tendo ocupado, pela primeira vez, a área central do seu principal espaço expositivo, considerado o coração da Quadrienal de Praga desde que foi fundada em 1967. A instalação — também apoiada pela Universidade do Minho, a que José Capela está ligado como docente dos cursos de arquitetura e de teatro — inaugurou no dia 6 de junho, no Palácio Industrial Výstaviště.

A representação portuguesa contou, ainda, com o lançamento do catálogo W : JC + JCD, uma edição de José Capela e José Carlos Duarte, no dia 10 de junho, no Studio Hrdinů do Veletržní Palác, tendo-se seguido a apresentação da performance “As Metamorfoses de Ovidio”, pela mala voadora, e a realização de uma festa de comemoração do Dia de Portugal. Nestes eventos — apoiados pela Embaixada de Portugal em Praga e pelo Instituto Camões — participaram cerca de 400 espetadores.

A Quadrienal de Praga 2019 contou com mais de 70.000 visitantes, tendo assistido à instalação de José Capela cerca de 15.000.
 

 

 


Data de publicação: 05-04-2021