"LINES OF VIOLENCE", 3º debate on line IN CONFLICT - 11 abril

arquitetura
"LINES OF VIOLENCE", 3º debate on line IN CONFLICT - 11 abril
Ciclo de Debates Bienal de Veneza / Arquitetura

© Patrícia Robalo, 2021

Este domingo, dia 11 de abril, terá lugar o 3º e ultimo debate online IN CONFLICT, que faz parte do programa que vai acompanhar a exposição que estará patente na Bienal de Veneza, de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.
Este terceiro debate, de acesso aberto, trará à discussão o tema “LINES OF VIOLENCE” e contará com a participação do arquiteto Aitor Varea Oro, da historiadora e programadora Ana Bigotte Vieira, da arquiteta Helena Barbosa Amaro, da arquiteta Lígia Nunes, e da dupla Nuno Leão & Sandra Lang (tradutor e construtora de violinos, especializada em construção de arcos, artista e Investigadora). A organização e moderação são da responsabilidade de Patrícia Robalo.
O evento será transmitido via youtube a partir do canal In Conflict.

_
Sinopse
[Lines of Violence]
Em 1961, Jane Jacobs e Lewis Mumford publicaram quase simultaneamente as suas obras mais influentes. A co-existência das suas visões no debate público iniciou um conflito, ainda por resolver, em Arquitectura e Urbanismo.
O conflito torna a urbanização contemporânea mais tangível, desafiando a ordem estabelecida e as suas linhas de violência. Mas analisar o conflito, ou estar em conflito, foca-nos na produção do conflito em si. Leva-nos, a modos dicotómicos de pensar, de mútua definição, racionalidade e sensibilidade. O léxico bélico torna-se inevitável – luta, resistência, emergência, ocupação, resiliência, estratégia, extinção. Tudo se relaciona – saúde, habitação, mobilidade, segregação, economia, política, cultura. As razões são fundamentais à urbanidade, à vida, à democracia e à nossa existência. Será que os sonhos, a esperança e o conhecimento nos guiam quando vivemos em conflito? Ou, é a sua ausência que despoleta o confronto sobre a forma como construímos os lugares em que vivemos?

_
O ciclo conta com nove debates, dos quais seis foram selecionados a partir de uma Open Call, com o objetivo de trazer a debate o mais amplo espectro possível de temas e intervenientes em torno das questões lançadas pela curadoria. A Open Call foi lançada em maio de 2020 e os seus resultados anunciados em dezembro de 2020. O júri foi constituído pelas arquitectas Ana Jara e Anna Puigjaner, o investigador António Brito Guterres, a artista Fernanda Fragateiro, o arquitecto Jorge Carvalho e o editor Moisés Puente, 

O calendário completo de todos os debates está disponível no site oficial do projeto

_
Acompanhe todas as novidades em:
Instagram
Facebook

_
Notícia sobre 1º debate aqui
Noticia sobre 2º debate aqui

_
A Representação Portuguesa na Bienal de Veneza é comissariada pela Direção-Geral das Artes.

 

 

 

 


Data de publicação: 07-04-2021