Portugal no Comité executivo do Ibermúsicas

música
Portugal no Comité executivo do Ibermúsicas
cooperação internacional

Reunião do Conselho Intergovernamental Ibermúsicas (14 abril 2021)

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, foi eleito para o Comité Executivo do Programa Ibermúsicas, durante a reunião do Conselho Intergovernamental realizada a 14 de abril, na qual participou como Representante Nacional. Este Comité será composto por mais quatro representantes nacionais (do Brasil, do Uruguai, do Perú e do México). 

A primeira parte da reunião do Conselho Intergovernamental decorreu no passado dia 7, estando ainda previsto um próximo encontro, no dia 28 de abril, data em que serão definidas as linhas de atuação para os financiamentos Ibermúsicas 2021.

Portugal aderiu a este Fundo de Cooperação Ibero-Americana em dezembro de 2020, tendo-lhe conferido um caráter intercontinental (o Programa era anteriormente composto por 13 países da América Latina - Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). 

Esta adesão vem permitir aos músicos portugueses a apresentação de candidaturas às Linhas de Apoio Ibermúsicas, que entre outras áreas de intervenção apoiam, por exemplo, a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares e trabalhos académicos.

O programa Ibermúsicas tem como principais objetivos o apoio à formação de novos públicos para os espetáculos musicais ibero-americanos, dando especial ênfase aos jovens e à população mais vulnerável; o fomento da distribuição, circulação e promoção de espetáculos na área da música; o incentivo às produções e coproduções de espetáculos musicais; o apoio à criação e a residências criativas; a promoção de edições musicais e discográficas e a publicação de partituras, nomeadamente de compositores ibero-americanos. Tem ainda como objetivo impulsionar a valorização da diversidade e da riqueza cultural presentes nas Músicas Ibero-Americanas, de acordo com o mencionado na Convenção pela Diversidade Cultural da UNESCO, que incorpora a perspetiva de género e etnia no concurso que o programa realiza, anualmente, para apoiar as criações musicais dos povos indígenas e afrodescendentes.

 


MAIS INFORMAÇÕES

ibermusicas.org

 

 

 


Data de publicação: 16-04-2021