Livro "Os Imperativos da Arte - Encontros com a Loucura em Portugal do Século XX" apresentado a 27 de abril

edições
Livro "Os Imperativos da Arte - Encontros com a Loucura em Portugal do Século XX" apresentado a 27 de abril
arte & psiquiatria

Capa do Livro "Os Imperativos da Arte"

É apresentado na próxima terça-feira, dia 27 de abril, o livro "Os Imperativos da Arte - Encontros com a Loucura em Portugal do Século XX" da autora Stefanie Franco. A sessão, com início às 18h00 no Facebook da DGPC - Direção-Geral do Património Cultural, inclui uma conversa com a autora e conta com a participação de Fernando Rosa Dias, como convidado. 

"Esta obra apresenta uma história delineada a partir de uma rede de discursos tecida pelos encontros entre a psiquiatria e a arte. Mais propriamente, trata-se de localizar a formação de algumas manifestações de interesse, pela psiquiatria e pela arte, na expressão de sujeitos considerados loucos - sabendo, sobretudo, que a loucura só pode ser instituída a partir de práticas de sentido de uns sujeitos sobre outros. É preciso salientar que a noção abstrata de "loucura" possui muitos modos de entendimento e que está mais para um imaginário social, moral e, mesmo, poético e artístico do que para uma interpretação científica".

A obra aborda ainda o encerramento do Hospital Miguel Bombarda e o tratamento das suas coleções, bem como as experiências e projetos de curadoria de arte dos "doentes" e "não doentes" do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa - Júlio de Matos".

"Os Imperativos da Arte..." é o quarto e último livro da Coleção "Estudos de Museus", uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural e a editora Caleidoscópio.


MAIS INFORMAÇÕES

www.patrimoniocultural.gov.pt

 

 

 


Data de publicação: 23-04-2021