Exposição “Radar Veneza: Arquitetos Portugueses Na Bienal 1975-2021” inaugura a 8 maio

arquitetura
Exposição “Radar Veneza: Arquitetos Portugueses Na Bienal 1975-2021” inaugura a 8 maio
Casa da Arquitectura / Direção-Geral das Artes

A Exposição "Radar Veneza - Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021", com curadoria de Joaquim Moreno e Alexandra Areia, abre portas a 8 de maio na Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura e fica patente até 10 de outubro de 2021.

A mostra propõe uma viagem reflexiva sobre a participação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza ao longo de 46 anos, de 1975 até aos nossos dias.
A Direção-Geral das Artes depositou na Casa da Arquitectura o acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza e é sobre esse espólio que a exposição é trabalhada, reunindo projetos de alguns dos nomes mais considerados na arquitetura portuguesa. Como comissária da representação do país nas Bienais de Veneza ao longo das várias edições, a DGARTES assina este protocolo de cooperação com a Casa da Arquitetura, com o objetivo de dar visibilidade aos elementos do “arquivo”, incluindo-os num projeto expositivo que, tendo por base uma investigação exigente, visa refletir sobre a forma e o contexto da participação de arquitetos portugueses naquela que é uma das mais importantes iniciativas artísticas mundiais.

A exposição “Radar Veneza” contará com um programa paralelo no âmbito do qual será também lançado o catálogo homónimo, com ensaios de Joaquim Moreno, Alexandra Areia e Léa-Catherine Szacka (arquiteta, crítica e especialista na Bienal de Veneza). Trata-se de um volume de 336 páginas com 31 entrevistas transcritas aos protagonistas das participações portuguesas na Bienal entre 1975 e 2021, 24 desenhos dos 24 objetos/grandes modelos apresentados na exposição e uma linha temporal – espaço para uma visão panorâmica das transformações, capaz de comunicar ideias e contextos gerais de cada Bienal e as circunstâncias específicas de cada representação nacional.

O catálogo “Radar Veneza – Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021″ é uma edição Colophon, coeditada e produzida pela Casa da Arquitectura e coeditada pela Direção-Geral das Artes.

 

A entrada é gratuita durante o fim de semana de abertura.

_
Mais informações, horários e bilheteira:
Casa da Arquitectura

 

 

 


Data de publicação: 05-05-2021