Encontro "Amanhã não há Arte" com a artista plástica Carla Filipe

arte
Encontro "Amanhã não há Arte" com a artista plástica Carla Filipe
Ciclo Questões Práticas 2021 - Circular

"Amanhã não há Arte" de Carla Filipe © DR

No dia 29 de maio, decorre a sessão "Amanhã não há arte" com Carla Filipe (artista plástica), seguida de conversa com Pedro Dourado (curador e produtor cultural), na Biblioteca Municipal José Régio, em Vila do Conde.

 
O encontro tem como ponto de partida a exposição de Carla Filipe "Amanhã não há arte", apresentada em 2019 no MAAT, em Lisboa, que dá continuidade à pesquisa da artista em torno das estratégias visuais e gráficas utilizadas pelo discurso político, especificamente o cartaz reivindicativo. Este projeto apresenta um conjunto de símbolos e grafismos oriundos do discurso político pós-25 de abril de 1974, mas retirando-lhe toda e qualquer plasticidade manual. A bandeira é a forma escolhida para dar corpo às composições complexas, de grandes dimensões, onde repetições e variações dos elementos iniciais, recolhidos dos materiais gráficos das reivindicações políticas da história recente do país, subjugam e contradizem a sua própria origem e identidade. Filipe recorre a estas imagens superficialmente despolitizadas, ou às quais foi removida qualquer agência política, para se interrogar sobre o estatuto que o artista ocupa na configuração sociopolítica atual. Desprovida de capacidade reivindicativa individual e sem a força de um corpo coletivo que a apoie, a artista ameaça “Amanhã não há arte”, como uma tentativa de mobilização face aos desafios que a comunidade artística enfrenta.
A sessão integra o Questões Práticas 2021: ciclo de encontros, conversas e performances que pretende dar a conhecer práticas de investigação, escrita, performance, pensamento e transmissão de conhecimento, coordenado por Joclécio Azevedo no âmbito do Programa Educativo da Circular Associação Cultural.

_
Local, data e hora:
Biblioteca Municipal José Régio, em Vila do Conde
29 maio, Sábado, 15h
_
Inscrições:
Acesso gratuito, mediante inscrição prévia https://forms.gle/jwbbCwjxQmaE6HJa9
_
Mais informações:
www.circularfestival.com

 

 

 

 

 


Data de publicação: 25-05-2021