Semana Acesso Cultura reflete sobre diversidade e inclusão

Inclusão nas Artes
Semana Acesso Cultura reflete sobre diversidade e inclusão
seminário | debates | conversas

A 7.ª edição da Semana Acesso Cultura, que decorre de 14 a 20 de junho, propõe uma refleção em torno do que é o acesso, através de debates online, conversas e um seminário sobre os temas da diversidade e da inclusão. 

Esta iniciativa conta com a participação do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, convidado para o debate "Tempo de agir", com transmissão ao vivo no Facebook da Acesso Cultura, no dia 17 de junho, às 15h00, sobre o tema "De que forma a falta de conhecimento cria barreiras aos artistas e público com deficiência?".

A base para este debate são os resultados preliminares do estudo "Time to Act", uma encomenda do British Council à organização da Plataforma On The Move. Este estudo — sobre o nível de conhecimento e experiência dos agentes culturais europeus em relação aos artistas com deficiência e o seu trabalho — analisa as formas de programar para artistas com públicos com deficiência e inclui os 40 países que integram atualmente o programa Europa Criativa da União Europeia, bem como a Suíça e o Reino Unido.

"Tempo de agir" conta ainda com as participações de Cristina Grande (Programadora de Dança Contemporânea e Performance da Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea), Henrique Amoedo (Director Artístico do Dançando com a Diferença), Jordi Baltà (consultor na Trànsit Projectes - Barcelona e membro da equipa do On the Move que realizou o estudo) e Mónica Guerreiro (Presidente da Direção do Coliseu do Porto).

Conheça o programa completo da Semana Acesso Cultura 2021

 

 


Data de publicação: 02-06-2021