Conferência de Lançamento do Programa Europa Criativa 2021/2027

arte
Conferência de Lançamento do Programa Europa Criativa 2021/2027
Inscrições abertas até 15 de Junho

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE), em colaboração com a Comissão Europeia, promove a conferência de lançamento do Programa Nova Europa Criativa 2021-2027, nos dias 17 e 18 de Junho online via plataforma zoom, mediante inscrição até 15 de Junho.

A Conferência reunirá oradores de toda a Europa, agentes culturais, pensadores, políticos e responsáveis governamentais, com o objetivo de mobilizar a Europa para o novo Programa e de proporcionar um amplo debate sobre as principais inovações estratégicas e as novas prioridades para o ciclo 2021-2027. Através de painéis temáticos, serão iniciadas discussões estratégicas sobre em torno das questões de sustentabilidade ambiental e a sua relação com cooperação transfronteiriça em geral e com a indústria audiovisual em particular, bem como em torno da nova futura abordagem sectorial à música.

A Direção-Geral das Artes (DGArtes) irá participar com uma sessão na Conferência, que terá lugar dia 18 de junho, a convite do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC). Sob o tema da mobilidade e sustentabilidade: desafios futuros para as artes performativas, a sessão conta com a curadoria de Vânia Rodrigues e resulta de uma parceria institucional com o Centro de Informação Europa Criativa (CIEC Portugal) e os Estúdios Victor Córdon (EVC/OPART).
O painel terá uma duração de 90 minutos e integrará três momentos: um primeiro com a participação da ETC (Convenção Teatral Europeia) e do Perform Europe; um segundo com contributos do setor artístico e um terceiro momento de discussão sobre as diferentes abordagens que contará, para além da curadora, com a especialista em programas de mobilidade internacional na área da Cultura, Cristina Farinha, e com o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.
 

[PROGRAMA]
Conferência de Lançamento Europa Criativa – 17 e 18 JUN 2021
Painel - Mobilidade e sustentabilidade: desafios futuros para as artes performativas
18 JUN 2021 / 9h30

A pandemia potenciou a urgência de algumas questões que já se faziam sentir de forma aguda nas artes performativas: como assegurar que a mobilidade de artistas, a itinerância, a produção e a apresentação sejam compatíveis com os objetivos de sustentabilidade ambiental e social? O presente painel abordará a mobilidade de artistas e profissionais da cultura à luz da emergência climática e da necessidade mais ampla de reavaliar a cooperação artística internacional. Faremos um balanço de algumas iniciativas em curso e reuniremos vozes diversas para discutir os desafios concretos que temos pela frente.

O que está a acontecer?
Heidi Wiley | Diretora-Executiva da European Theatre Convention (ETC) 
Serge Rangoni | Diretor artistico do Théâtre de Liège e Presidente da ETC 
* em direto
Ása Richardsdóttir | Secretária-Geral do International Network for Contemporary Performing Arts (IETM) e diretora do Perform Europe 
Elena Polivtseva | responsável pela política e pesquisa do IETM e diretora de projeto do Perform Europe
*em direto

Não largar o problema
Contributos de Bruno Costa, Carlos Costa, Dori Nigro, Inês Barahona e Miguel Fragata, Jesse James, Vera Mantero
*gravado

Olhando em frente
Cristina Farinha | especialista em programas de mobilidade internacional na área da Cultura e Américo Rodrigues | Diretor-Geral das Artes
Vânia Rodrigues | gestora cultural e investigadora 
*em direto

__________________________

O Programa completo da conferência pode ser consultado AQUI

As Inscrições para participação online podem ser feitas neste link https://conferencecreativeeurope.pt/registo/ até dia 15 de JUNHO.

 

_
Mais informação
http://ppue.gepac.gov.pt/home | ppue@gepac.gov.pt

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 02-06-2021