Bairros Críticos. Arquitetura e Apropriação no Bairro do Leal, 10 a 17 julho

arquitetura
Bairros Críticos. Arquitetura e Apropriação no Bairro do Leal, 10 a 17 julho
Workshop Arquitetura

O curso “Bairros Críticos. Arquitetura e Apropriação no Bairro do Leal” visa contribuir para o questionamento da relação convencional entre a prática da arquitetura e as questões sócio-territoriais que a envolve. Decorre entre 10 e 17 de Julho no INSTITUTO, sob coordenação do arquiteto Paulo Moreira. “Bairros Críticos” procura apresentar um conjunto de respostas para regenerar um território precário (o Bairro de Leal, no Porto), demonstrando a capacidade da arquitetura para melhorar a cidade e as condições de vida dos seus habitantes.

O workshop inclui: sessões de análise socioterritorial, projeto e construção de objetos utilitários para apropriação temporária do espaço público, com tutoria de Paulo Moreira e Tiago Antero; visitas orientadas ao local de estudo com Sérgio Fernandez e Pedro Figueiredo / The Worst Tours; sessões com os críticos convidados Maria Trabulo e João Gomes; conferências pelos arquitectos com experiência profissional e pedagógica Alberto Pottenghi, Elisa Silva e Filipe Balestra.
O trabalho decorrerá entre as instalações do INSTITUTO (Rua dos Clérigos 44, Porto) e o Bairro do Leal. O processo de trabalho será ali exposto e debatido entre os participantes e um grupo de moradores e convidados.
Consulte o programa completo do curso em: https://drive.google.com/file/d/13yHrnMY6b96uapSLUjfaQ7Tu1C7rIAc5/view?usp=sharing

“Bairros Críticos” conta com o apoio de: Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte (OASRN), Porto Design Biennale.

_
Para esclarecimentos e informaçóes contactar:
info@oinstituto.pt 

 

 

 


Data de publicação: 09-06-2021