Lançamento do Catálogo “Radar Veneza" + Debate "Representação e Diplomacia"

arquitetura
Lançamento do Catálogo “Radar Veneza" + Debate "Representação e Diplomacia"
Casa da Arquitectura / Direção-Geral das Artes

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e a Direção-Geral das Artes vão realizar a primeira sessão do Programa Paralelo da exposição "Radar Veneza - Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021" já no próximo sábado, dia 26 de junho, às 18h30, com o lançamento do Catálogo homónimo da exposição e o primeiro de três debates que se vão realizar até ao término da mostra, previsto para 10 de outubro. A sessão será presencial e transmitida online em direto no Youtube e Facebook da Casa da Arquitectura.

“Representação e Diplomacia” é o tema que vai estar em cima da mesa, com a participação de Américo Rodrigues (Diretor Geral das Artes), Isabel Carlos (crítica de arte) e Teresa Novais (Arquiteta e docente universitária), com moderação de Joaquim Moreno, cocurador da exposição “Radar Veneza – Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021”.
A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço, mediante levantamento de bilhete até 30 minutos antes da sessão. A confirmação de presença deve ser feita até amanhã, 24 de junho para info@casadaarquitectura.pt

_
Programa Paralelo exposição "Radar Veneza - Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021"
18h30 - Casa da Arquitetura - Matosinhos
Lançamento do Catálogo “Radar Veneza - Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021”

19h00
Debate "Representação e Diplomacia"
Com
- Américo Rodrigues (DGARTES)
- Isabel Carlos, Crítica de Arte
- Teresa Novais, Arquiteta e docente universitária
- Joaquim Moreno (moderação)
Tradução em simultâneo para Língua Gestual Portuguesa

 

CATÁLOGO 

O Catálogo “Radar Veneza” (versões PT/EN) vai estar à venda (40 euros) autografado e com oferta de saco nos dias 26 e 27 junho (fim de semana de lançamento). Trata-se de um volume de 400 páginas com ensaios inéditos de Alexandra Areia, Joaquim Moreno e Léa-Catherine Szacka e 32 entrevistas transcritas aos protagonistas das participações portuguesas na Bienal entre 1975 e 2021, 24 desenhos dos 24 objetos/grandes modelos apresentados na exposição e uma linha temporal – espaço para uma visão panorâmica das transformações, capaz de comunicar ideias e contextos gerais de cada Bienal e as circunstâncias específicas de cada representação nacional.
Fazendo uma análise crítica das muitas formas como o Portugal democrático expôs e se expôs lá fora, procurou-se ver pelos olhos dos outros, através dos convites que a Bienal foi fazendo a arquitetos, gabinetes e artistas, os contextos gerais de cada Bienal e as circunstâncias específicas de cada representação nacional.
Publicado em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) que depositou na Casa da Arquitectura o acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitetura de Veneza, este livro reúne projetos e contributos de alguns dos nomes mais considerados da arquitetura portuguesa.

 

_
+ info:
LANÇAMENTO DO CATÁLOGO RADAR VENEZA E DEBATE “REPRESENTAÇÃO E DIPLOMACIA”

 

 

 

 

 


Data de publicação: 24-06-2021