Trienal lança call para Propostas PLUS OPEN HOUSE LISBOA 2021

arquitetura
Trienal lança call para Propostas PLUS OPEN HOUSE LISBOA 2021
candidaturas até 2 julho

Teatro Thalia / ©Hugo David

Como explorar a cidade a partir dos caminhos da água?

A Trienal de Arquitectura de Lisboa está aberta a propostas de eventos a realizar nos espaços do roteiro da 10.ª edição Open House Lisboa que tem por tema Os Caminhos da Água. Desta vez, o Open House expande-se às duas margens do rio Tejo e junta duas cidades: Lisboa e Almada.
Baldios é o colectivo de arquitectura paisagista seleccionado para comissariar a edição de 2021 que tem como fio condutor as linhas de água das duas áreas urbanas numa proposta que vem sublinhar o papel do rio Tejo, para a compreensão da topografia e desenvolvimento urbano e arquitectónico, enquanto potencial elemento de prolongamento entre as cidades de Lisboa e Almada.
Esta 10.ª edição, desenhada em tempos de pandemia, procura mostrar a premência de manter a vida cultural das cidades activa. É através da valorização das potencialidades e singularidades da água, que sugerimos a observação da arquitectura destas duas cidades com o objectivo de aproximar os cidadãos que nelas habitam. Para complementar o programa de visitas, estamos a aceitar propostas externas de eventos independentes e auto-financiados que explorem diversas formas de acção e leituras da cidade contemporânea, envolvendo diferentes expressões artísticas e formatos igualmente diversos:
. Concertos
. Projecções
. Performances
. Exposições
. Instalações
. Workshops

As propostas podem ser apresentadas por organizações portuguesas ou estrangeiras, desde agentes culturais, editoras ou ONGs. A candidatura pode ser feita a título individual ou em grupo (formal ou informal) e deve ser um projecto independente com financiamento assegurado que enriqueça a experiência de uma visita a um espaço ou de um percurso urbano realizado a pé pelas linhas de água que pontuam estes dois territórios. O Open House Lisboa realiza.se no fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro de 2021.

Comissariado pelo atelier Baldios, este evento é uma co-produção da Trienal de Arquitectura de Lisboa e Egeac, a que se junta agora a Câmara Municipal de Almada como parceria estratégica.
 

Conheça o regulamento desta open call que está aberto até dia 2 de julho de 2021
https://www.trienaldelisboa.com/open-calls-pt/d/opencalls_plusohl2021

_
+ info:
https://www.trienaldelisboa.com/

 

 

__________________________________
A Trienal de Lisboa é apoiada pela DGARTES.

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 25-06-2021