Estado Português associa-se à Casa da Arquitectura através de Protocolo com Quatro Ministérios

arquitetura
Estado Português associa-se à Casa da Arquitectura através de Protocolo com Quatro Ministérios
Casa da Arquitectura / Direção-Geral das Artes

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Foi celebrado um protocolo entre a ACA – Associação Casa da Arquitectura e as áreas governativas da Cultura, da Economia e da Transição Digital, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ambiente e da Ação Climática, com o principal propósito de promover, divulgar e dinamizar a arquitetura nacional e internacional, em Portugal e no estrangeiro.

Este protocolo, que terá uma duração até 2023, assenta num contexto de reconhecimento internacional da arquitetura portuguesa e na sua dinamização como um ato cultural, de afirmação e identidade de um povo, interdisciplinar, abarcando áreas como o património cultural, ordenamento do território, política de cidades, paisagem e ambiente, indústria da construção, economia, construção sustentável, design, turismo, investigação e ensino.

Com o Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal, pretende-se apoiar a criação de novos roteiros turísticos dedicados à arquitetura em Portugal, uma atividade que a Casa já desenvolve, principalmente em redor da obra de Álvaro Siza, o mais reconhecido arquiteto português que nasceu no concelho de Matosinhos. Já o Ministério do Ambiente pretende que a Casa da Arquitetura aumente a investigação dedicada à sustentabilidade aplicada à arquitetura. O apoio do Ministério da Ciência será traduzido na criação de emprego científico através dos programas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Está previsto o apoio a dez bolsas de doutoramento por ano e a possibilidade de estabelecer até dois contratos de investigadores doutorandos pelo prazo de cinco anos. Depois do anterior apoio pontual do Ministério da Cultura/ Direção-Geral das Artes, em que a Casa da Arquitectura passou a integrar o depósito do material relativo às representações oficiais portuguesas nas edições da Bienal de Arquitectura de Veneza, daí resultando a exposição, atualmente a decorrer em Matosinhos, intitulada Radar Veneza – Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021, o Ministério da Cultura vai, através do presente protocolo, apoiar a formação de uma coleção dentro do acervo da instituição, especialmente dedicada aos últimos 50 anos de arquitetura em Portugal, que coincidem com os da democracia portuguesa, a pensar nas comemorações de 2024. O objetivo é produzir uma grande exposição, um programa de atividades e um catálogo, à semelhança do que aconteceu com a Bienal de Veneza. O acordo será celebrado com a DGARTES, que irá acompanhar a implementação de um conjunto de iniciativas que constam desse acordo.

O valor do apoio anual total, com início este ano, é de € 750.000,00, cabendo ao Ministério da Cultura, € 250.000,00. 

Com esta parceria, o Governo assume a importância cultural da arquitetura, como disciplina transversal para o estudo das cidades e para a vivência das comunidades, do conhecimento e para a intervenção no território, promovendo as boas práticas da criação artística ao serviço da comunidade.

 

 

_
+ info:
https://casadaarquitectura.pt/

 

 


Data de publicação: 30-06-2021