Vitamina D - Laboratórios de criação e experimentação artística

Criação
Vitamina D - Laboratórios de criação e experimentação artística
Inscrições até 20 e 21 de julho

©Catia Santos

A Terceira Pessoa vai desenvolver 9 laboratórios de criação e experimentação artística no âmbito do projeto "Vitamina D". O projeto, aberto a todas as idades, contará com laboratórios de: Teatro, com Óscar Cutello e Rui M. Silva; Performance com Vera Kalantrupmann;  Movimento e Artes Plásticas, com Nuno Lucas & Jin Park e Ana Gil; Fotografia com Nuno Leão e Tiago Figueiredo; Poesia e Imagem com Maria Leonardo Cabrita e Rui Dias Monteiro. De julho a novembro, os laboratórios criativos da Terceira Pessoa passarão por Alcains, Castelo Branco, Gouveia, Juncal do Campo, Vila Velha de Ródão. Os primeiros laboratórios, de Fotografia e Poesia e Imagem, serão desenvolvidos em Gouveia e em Alcains.

 


Laboratório de Fotografia
Orientação: Nuno Leão (Artista Pluridisciplinar)

SINOPSE:
Neste laboratório proponho cruzar 3 ações: caminhar, olhar e colecionar. É neste movimento deambulatório que o ato de fotografar acontece, estando aberto ao acidental e tomando-o como motor de criação. Caminhar por um lugar. Colecionar fragmentos do percurso que se vai fazendo. Guardá-los como souvenirs. Devolvê-los ao mundo num novo mapa. Este laboratório é composto por 3 sessões, uma por dia, nos dias 22 a 24 de julho de 2021, das 15h00 às 18h00. Os trabalhos resultantes, escolhidos pelos participantes, constituirão uma exposição de fotografia com inauguração no dia 25 e que ficará patente em Gouveia nas semanas seguintes.

_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Orientação_ Nuno Leão Design Gráfico e de Comunicação_ Cátia Santos Documentação audiovisual_ Tiago Moura Produção_ Terceira Pessoa Financiamento_ República Portuguesa – Cultura Parceiros_ GO – Romaria Cultura de Gouveia, Fábrica da Criatividade de Castelo Branco / Município de Castelo Branco, Município de Vila Velha de Ródão

_
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
22 - 25 Julho 2021, 15h00 às 18h00, GO – Romaria Cultural de Gouveia

_
INSCRIÇÕES
https://forms.gle/X44NoHnjVK5t4oMR6

As inscrições são limitadas a 10 pessoas e estarão abertas até ao próximo dia 20 de julho.

 


Laboratório de Poesia e Imagem
Orientação: Maria Leonardo Cabrita (Artista Visual)

SINOPSE:
Como é que a fotografia, tão sobre-exposta nos dias que correm, ainda tem o efeito mágico de uma varinha de condão? 
O laboratório dá oportunidade a cada participante de experimentar e criar imagens dentro do universo invertido e surpreendente da câmara obscura. 
Por outro lado ainda, propõe-se o uso da farinha com matéria-plástica experimental que resultará numa intervenção artística no centro cultural de Alcains. 
O laboratório será um espaço de aprendizagem teórica, diálogo, debate e criação.

_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Orientação_ Maria Leonardo Cabrita Design Gráfico e de Comunicação_ Cátia Santos Documentação audiovisual_ Tiago Moura Produção_ Terceira Pessoa Financiamento_ República Portuguesa – Cultura Parceiros_ GO – Romaria Cultura de Gouveia, Fábrica da Criatividade de Castelo Branco / Município de Castelo Branco, Município de Vila Velha de Ródão

_
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
24 / 25 e 30 / 31 Julho 2021, 10h00 às 13h00, Centro Cultural de Alcains

_
INSCRIÇÕES
https://forms.gle/1gkNDU4nRFCAZSSB7

As inscrições são limitadas a 10 pessoas e estarão abertas até ao próximo dia 21 de julho.

_
LINK PARA SITE: http://www.terceirapessoa.pt/

 

 

 

____________________________________________________________
A Terceira Pessoa é uma estrutura artística financiada pela DGARTES.

 

 

 

 

 

 

 


Data de publicação: 12-07-2021