Prémio Raoul Wallenberg do Conselho da Europa

vários
Prémio Raoul Wallenberg do Conselho da Europa
candidaturas abertas até 31 outubro 2021

Encontram-se abertas as candidaturas para a edição de 2022 do Prémio Raoul Wallenberg do Conselho da Europa. Este prémio é uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa, do Governo sueco e do Parlamento húngaro, em memória do diplomata sueco Raoul Wallenberg, pelos seus extraordinários feitos humanitários em prol da Comunidade Judaica em Budapeste, nos anos de 1944-1945.

Desde 2014, este Prémio tem sido atribuído de dois em dois anos, em reconhecimento de realizações humanitárias extraordinárias de um único indivíduo, de um grupo de indivíduos ou de uma organização.Tem o valor monetário de 10 000 euros e a cerimónia de entrega terá lugar na sede do Conselho da Europa, em Estrasburgo, a 17 de janeiro de 2022 – data da detenção de Wallenberg em Budapeste, em 1945.

Raoul Wallenberg foi um arquiteto, homem de negócios, diplomata e humanitário sueco que, durante as últimas etapas da Segunda Guerra Mundial, salvou a vida de milhares de judeus na Hungria ocupada pela Alemanha, e morreu detido na URSS.

O Júri do Prémio é composto por seis personalidades independentes “de elevada moral e reconhecida competência no domínio dos direitos humanos e do trabalho humanitário”, nomeadas pela Secretária-Geral do Conselho da Europa, pelo MNE sueco, pelo município de Budapeste, pelo Instituto Raoul Wallenberg em Lund, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e pela família Raoul Wallenberg.

_
Formulário de inscrições e regulamento:
Para inscrição e consulta de regulamento aceda a https://www.coe.int/en/web/portal/raoul-wallenberg-prize​
O prazo para a apresentação de candidaturas para a 5.ª edição do Prémio Raoul Wallenberg termina a 31 de outubro de 2021.

_
Para mais informações consulte a página:
https://www.coe.int/en/web/portal/-/raoul-wallenberg-prize-2022-council-of-europe-launches-call-for-candidates

_
Informação sobre Instituto Raoul Wallenberg em Lund consulte
https://rwi.lu.se/

 

 

 

 


Data de publicação: 16-07-2021