Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza já recebeu mais de 2 mil visitantes

arquitetura
Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza já recebeu mais de 2 mil visitantes
Internacionalização

José Campos

A Representação Oficial Portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura La Biennale di Venezia abriu as portas ao público há 2 meses no Palazzo Giustinian Lolin, da Fondazione Ugo e Olga Levi, e já contou com a visita de mais de 2 mil pessoas, entre as quais profissionais da área, estudantes e investigadores, famílias e público em geral, vindas de todo o mundo. 

Portugal salienta-se nesta Exposição Internacional não só através deste expressivo número de visitantes ao seu Pavilhão mas também pelas inúmeras noticias que tem saído na imprensa nacional e internacional dando especial destaque ao projeto escolhido para representar o país.

O projeto expositivo 'IN CONFLICT', com a curadoria dos depA Architects, dá notícia da arquitetura portuguesa do arco temporal da democracia a partir de sete processos marcados por destruição material, deslocação social ou participação popular. Todos eles têm um lastro mediático amplificado pela imprensa – compreendida como barómetro da ação e do envolvimento públicos.  A exposição revisita os projetos habitacionais das torres do bairro do Aleixo, o conjunto habitacional Cinco Dedos em Chelas, o projeto SAAL Algarve na Meia Praia, a proposta de reconversão do Estaleiro da Margueira, o plano de pormenor da Aldeia de Luz, a reabilitação da Ilha da Bela Vista e a reconstrução de casas destruídas pelos incêndios de 2017.

Para além da exposição patente em Veneza, os curadores centraram também o contributo para a Bienal de Arquitetura de Veneza num ciclo de nove debates em torno das questões da habitação e da arquitetura, abrangendo várias áreas da sociedade. Os três primeiros debates ocorreram nos meses de março e abril, em formato ‘online’, sob os títulos “Debating Lisbon’s Housing Strategy”, “Instant City” e “Lines of Violence”. No mês de junho os debates foram presenciais, na sede da Trienal de Arquitetura de Lisboa, sob os títulos “Public Housing – No Silver Bullet” e “Domestic Matters”. Os últimos quatro estão agendados para setembro, nos dias 18 e 19, no Porto e nos dias a 23 e 24, em Veneza, integrados no programa de inauguração oficial do Pavilhão de Portugal que contará com a presença da Senhora Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e que incluirá ainda o lançamento do catálogo do projeto. 

O Pavilhão de Portugal estará aberto, a quem o quiser visitar, até dia 21 de novembro de 2021, entre as 10h00 e as 18h00.

Para além dos sites e redes oficiais, pode acompanhar o programa do Pavilhão de Portugal durante os próximos meses na plataforma Biennale Pavilions online.

_
Contactos:
Pavilhão de Portugal - 17ª Exposição Internacional de Arquitectura La Biennale di Venezia
Palazzo Giustinian Lolin Fondazione Ugo e Olga Levi
San Marco 2893 I-30124 Veneza VE, Itália
(Próximo da Ponte Accademia)
Barco / ACCADEMIA Linhas: 1, 2 e N
Horário: 10:00 às 18:00 - 22 de maio a 21 de novembro
Fechado às segundas-feiras

_
Mais informações
https://www.inconflict.pt/

_
Redes sociais

https://www.instagram.com/dg.artes/ 
https://www.instagram.com/inconflict.pt/

https://www.facebook.com/DGArtes 
https://www.facebook.com/inconflict.pt

 

 

 

 

 


Data de publicação: 20-07-2021