Pavilhão de Portugal em Veneza inaugurou oficialmente em setembro

arquitetura
Pavilhão de Portugal em Veneza inaugurou oficialmente em setembro
Internacionalização

José Campos

A Representação Portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura - La Biennale di Venezia inaugurou oficialmente no passado dia 23 de setembro com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca e do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

O Pavilhão de Portugal, sediado no Palazzo Giustinian Lolin, da Fondazione Ugo e Olga Levi, será anfitrião dos dois últimos debates do Ciclo de Debates IN CONFLICT, do lançamento do Catálogo do projeto e de uma visita guiada à exposição orientada pelos curadores. 

Portugal destaca-se nesta Exposição Internacional não só através do expressivo número de visitantes ao seu Pavilhão, mais de 3.500 até ao dia de hoje, mas também pelas inúmeras noticias que têm saído na imprensa nacional e internacional dando especial relevo ao projeto escolhido para representar o país.

O projeto expositivo 'IN CONFLICT', com a curadoria dos depA Architects, dá notícia da arquitetura portuguesa do arco temporal da democracia a partir de sete processos marcados por destruição material; deslocação social ou participação popular. Todos eles têm um lastro mediático amplificado pela imprensa – compreendida como barómetro da ação e do envolvimento públicos.  A exposição revisita os projetos habitacionais das torres do bairro do Aleixo; o conjunto habitacional Cinco Dedos em Chelas; o projeto SAAL Algarve na Meia Praia; a proposta de reconversão do Estaleiro da Margueira; o plano de pormenor da Aldeia de Luz; a reabilitação da Ilha da Bela Vista e a reconstrução de casas destruídas pelos incêndios de 2017.
A exposição abriu as portas ao público no passado mês de maio e está patente até ao dia 21 de novembro de 2021.

O programa completo dos debates pode ser consultado em www.inconflict.pt
 

_
Contactos:
Pavilhão de Portugal - 17ª Exposição Internacional de Arquitectura La Biennale di Venezia
Palazzo Giustinian Lolin Fondazione Ugo e Olga Levi
San Marco 2893 I-30124 Veneza VE, Itália
(Próximo da Ponte Accademia)
Barco / ACCADEMIA Linhas: 1, 2 e N
Horário: 10:00 às 18:00 - 22 de maio a 21 de novembro
Fechado às segundas-feiras

 

_
Redes sociais

https://www.instagram.com/dg.artes/ 
https://www.instagram.com/inconflict.pt/

https://www.facebook.com/DGArtes   
https://www.facebook.com/inconflict.pt

 

 

 

 

 


Data de publicação: 09-09-2021 / 22-10-2021 [atualizado]