A Cultura na era da Inteligência Artificial em debate no Human Entities

Debate
A Cultura na era da Inteligência Artificial em debate no Human Entities
Cultura & Tecnologia

Human Entities 2021: Inês Cisneiros . © Catarina Morais

De que forma a tecnologia e a cultura se influenciam mutuamente e qual a abordagem da União Europeia à regulação da Inteligência Artificial são os temas centrais do próximo debate HUMAN ENTITIES 2021, um programa de conversas públicas promovido pela CADA. Esta iniciativa, a decorrer no dia 15 de setembro, ao ar livre, no Palácio Sinel de Cordes (Lisboa), conta com a participação da advogada Inês Cisneiros. A entrada é gratuita.


"O que queremos da tecnologia raramente é discutido. Contudo, no início deste ano, a Comissão Europeia publicou uma proposta de regulamento para a inteligência artificial (IA). Uma vez aprovado, o "Artificial Intelligence Act" (AIA) será o primeiro enquadramento legal do mundo para a IA, destinado a proteger os direitos humanos digitais e a prevenir o autoritarismo digital.

Resta saber se esta nova lei irá limitar ou consolidar o poder das empresas de tecnologia. Até agora, e operando sem regulamentação, o investimento privado em tecnologias de IA tem criado um imenso potencial. Por exemplo, o recente avanço da DeepMind na previsão de estruturas proteicas é extraordinário. Entretanto, no dia-a-dia, a inteligência artificial impregna tudo à nossa volta; está nos nossos telefones e nas nossas casas. A sua presença em infraestruturas técnicas e sociopolíticas já está a transformar vidas humanas e meios ambientes.

Muitas iniciativas do sector privado para conectar florestas e oceanos têm boas intenções. Apesar da exagerada ambição da Microsoft em construir "Um Computador Planetário para um futuro sustentável", a sua AI for Earth é uma tentativa genuína de promover maiores eficiências em prol do bem comum. Aqui, como na sociedade em geral, a visão do mundo que prevalece continua baseada na crença de que a reforma das políticas, o capitalismo e mais computação irão salvar o planeta.

Mas para quem tem dúvidas sobre esta configuração, o desafio é criar outra agenda. Para quem acredita que a crise climática é existencial, encontrar uma solução é um desafio em si mesmo.

Embora seja difícil imaginar o presente de outra forma, temos de continuar a questionar como é que chegámos aqui. A par da crítica, devemos encarar o contexto actual com um novo olhar e agir como se fosse possível mudar para melhor. Precisamos transgredir para outras áreas do conhecimento e forjar novas conexões. Acima de tudo, devemos permitir-nos expandir a experiência e encontrar outros mundos dentro dos que já conhecemos".

CADA (Jared Hawkey/Sofia Oliveira)


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

LOCAL: Palácio Sinel de Cordes; Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-474, Lisboa
Evento ao ar livre.
DATA: Quarta, 15 de Setembro
HORÁRIO: 18h30


HUMAN ENTITIES 2021: A CULTURA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

5ª edição do programa de conversas públicas focado na mudança tecnológica e nos seus impactos – nas formas como a tecnologia e a cultura se influenciam mutuamente.

Conversa 1


A ABORDAGEM DA UNIÃO EUROPEIA À REGULAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INÊS CISNEIROS

Advogada

Quando foi eleita Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen estabeleceu como uma das suas prioridades a regulação de sistemas de inteligência artificial para salvaguardar os direitos fundamentais dos cidadãos da União, permitindo à Europa reforçar a aposta na inovação e no desenvolvimento tecnológico de forma segura. Isto resultou na apresentação de uma proposta de regulamento (ainda por aprovar) no início deste ano de 2021, o qual propõe a proibição de algumas práticas e a classificação de sistemas de alto-risco para restringir a sua introdução no mercado.
 
Esta abordagem é uma tomada de posição em relação à falta de regulação dos Estados Unidos e ao controlo pelo Estado, na China, em especial pelos limites éticos que fixa. Do caso Cambridge Analytica ao recente Projecto Pegasus, das ferramentas de identificação facial ao sistema de crédito social, são cada vez mais evidentes os usos abusivos das ferramentas digitais e de computação que comprometem o respeito pelos Direitos Humanos.
 
De que forma contribui a proposta apresentada para a protecção dos cidadãos numa sociedade globalizada? Poderá a estratégia europeia influenciar a adopção de boas práticas a nível mundial? Qual a relação entre esta proposta e o Regulamento Geral para a Protecção de Dados?
 
Uma conversa sobre o que se fixa e o que permanece por resolver também com a participação de Eduardo Santos (Presidente da Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais, Advogado) e João Leite (NOVA LINCS, Professor no Departamento de Informática da Universidade Nova de Lisboa).

Inês Cisneiros

Inês Cisneiros é advogada na Miranda & Associados e Membro da Assembleia do LIVRE. Com estudos pós-graduados em Direitos de Autor e Sociedade da Informação, Protecção de Dados e Bioética, está actualmente a tirar um mestrado em Filosofia Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH-UNL). 

No âmbito do seminário de Ética Aplicada do seu mestrado, trabalhou assuntos relacionados com os Agentes Morais Artificiais e a necessidade, não só da utilização, mas também de um design responsável. A sua dissertação de mestrado focar-se-á no impacto intergeracional de algumas formas de democracia participativa e de acção colectiva auto-organizada para a promoção de uma cultura democrática mais inclusiva, abordando também o impacto político da tecnologia nestes processos.

http://linkedin.com/in/inês-cisneiros-0707862a
https://twitter.com/inescisneiros

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Organização: CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa  
Estrutura financiada por: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa e NOVA LINCS
Design: Marco Balesteros (LETRA)


BILHETEIRA

Entrada livre, mediante registo 
Inscrições: www.eventbrite.pt/e/registo-human-entities-2021-ines-cisneiros-163552101739 

NOTA Covid-19

A organização do evento garante o cumprimento de todas as regras de saúde pública que possam estar em vigor em Setembro: o evento é ao ar livre e com possibilidade de distância física.


MAIS INFORMAÇÕES

www.cada1.net


CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO | HUMAN ENTITIES 2021

Programa de conversas - setembro > outubro 2021

 

 

 


Data de publicação: 10-09-2021