Está aberto o concurso para o Programa de Apoio à Programação da RTCP

RTCP
Está aberto o concurso para o Programa de Apoio à Programação da RTCP

Os equipamentos culturais credenciados que integram a RTCP podem candidatar-se a partir de hoje.

Este programa abrange ciclos de quatros anos e um investimento de 24 milhões de euros do Ministério da Cultura.

Para concorrer, as 80 entidades credenciadas devem apresentar propostas que promovam uma oferta regular e contínua. A programação deve conter projetos de artes performativas e, complementarmente, de cruzamento disciplinar e de artes visuais. Pode também incluir programas de residências artísticas e ações estratégicas de mediação, proximidade e acessibilidade. No caso dos acolhimentos, os planos devem garantir a apresentação de, pelo menos, 15% de obras que tenham recebido apoio da DGARTES no domínio da criação, e realizar, no mínimo, 10% de coproduções originais. 

O financiamento do Estado será atribuído de acordo com diferentes patamares, entre os 50 mil e os 200 mil euros. O montante financeiro a que a entidade se candidata deverá corresponder, no máximo, a metade do orçamento global.

As candidaturas devem ser submetidas até 6 de dezembro de 2021.

Articulação com outros apoios da DGARTES

Entidades que tenham o apoio sustentado da DGARTES e que agora sejam gestoras de equipamentos credenciados podem candidatar-se a este concurso. Nestes casos, será estabelecido um teto máximo de financiamento estatal na conjugação dos dois apoios.
Estão previstos  outros instrumentos de apoio aos equipamentos culturais, quer sejam ou não credenciados na rede, que promoverão a valorização e qualificação dos recursos humanos. Além disso, entre 2022 e 2025, o Plano de Recuperação e Resiliência inclui uma linha de investimento a dedicar à transição digital, aplicável aos equipamentos culturais dedicados às artes performativas.
 

Todas as informações sobre o Programa de Apoio à Programação da RTCP encontram-se disponíveis no Balcão Artes
https://www.dgartes.gov.pt/pt/node/4668

Mais informações sobre a Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses
https://www.dgartes.gov.pt/rtcp

 

 

 


Data de publicação: 08-10-2021 [atualizada a 19-11-2021]