DGARTES apoia vinte Arquivos de Teatro, Dança e Cruzamento Disciplinar

apoio às artes
DGARTES apoia vinte Arquivos de Teatro, Dança e Cruzamento Disciplinar
Apoio em Parceria

Já são conhecidos os resultados finais do Programa de Apoio em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar que tem como principal objetivo criar estímulos ao tratamento e conservação dos arquivos nestas áreas artísticas.

Com um montante financeiro de 350 mil euros, este Programa apoia 13 projetos na área de teatro, 6 de cruzamento disciplinar e 1 de dança no domínio da investigação ligada a práticas de arquivo e documentação do património artístico. Os projetos apoiados deverão ser iniciados até 31 de dezembro de 2021 e executados até 31 de agosto de 2022 e distribuem-se geograficamente do seguinte modo: 5 projetos na região Norte, 3 na região Centro, 11 na Área Metropolitana de Lisboa e 1 no Algarve.

O empenho em valorizar a fruição artística enquanto instrumento de desenvolvimento humano, social, económico e cultural; a necessidade de assegurar o registo, a edição e a divulgação de documentos e obras referentes às artes e a realização de projetos e ações que contribuam para a valorização do setor das artes e dos seus profissionais, estão na base desta cooperação entre a DGARTES e o Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, recentemente formalizada através de um Acordo de Parceria.

Pretende-se, com esta linha de financiamento, contribuir para dotar as entidades e os artistas de meios e competências na documentação do historial da atividade artística, bem como na inventariação, catalogação e conservação dos seus arquivos. Visa-se, ainda, proporcionar ao público o acesso à documentação dos arquivos, contribuindo, assim, para o seu estudo e um melhor conhecimento da vida cultural do país.

É de realçar, no contexto deste Programa de Apoio, a importância das vertentes formativa e de capacitação das entidades apoiadas, as quais beneficiarão de uma ação de formação a realizar pelo CET nas áreas de inventariação, tratamento e conservação.

Integraram a Comissão de Apreciação deste Programa de Apoio os especialistas Cláudia Madeira, Fernando Matos Oliveira e Maria João Brilhante.


Consulte os Resultados Finais (Decisão Final) e Lista de Entidades Apoiadas


Data de publicação: 12-10-2021