NOVO PROGRAMA DE APOIO ÀS ARTES PROMOVE DIÁLOGO INTERCULTURAL

apoio às artes
NOVO PROGRAMA DE APOIO ÀS ARTES PROMOVE DIÁLOGO INTERCULTURAL
Candidaturas até 16 de novembro

Propostas artísticas que promovam a diversidade e a cidadania ativa podem candidatar-se, até 16 de novembro, ao Programa de Apoio em Parceria - Interculturalidade, a nova linha de financiamento da Direção-Geral das Artes (DGARTES) que resulta de um protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM). 

Com uma dotação financeira de 350.000 € (trezentos e cinquenta mil euros), este Programa tem como principal objetivo apoiar a implementação de projetos que estimulem a fusão entre culturas e que contribuam para o combate ao racismo, à discriminação étnico-racial, à xenofobia e ao anticiganismo, incluindo formas de discriminação múltipla e intersecional, assim como a promoção da diversidade e dos valores da cidadania.

São ainda objetivos do Programa Interculturalidade promover a participação, nos projetos artísticos, de profissionais das artes com distintos perfis e origens, incluindo portugueses ciganos, imigrantes e seus descendentes, e pessoas refugiadas, estimulando a sua participação no desenvolvimento de atividades em prol das comunidades, do território envolvente e do país. 

Podem candidatar-se projetos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, que se inscrevam nos domínios da criação, programação e mediação — ações estratégicas que fomentem o diálogo intercultural e que contribuam para a sensibilização e captação de públicos diversificados. As propostas podem ainda contemplar a circulação nacional e internacional. 

Os projetos devem ser executados entre 1 de janeiro de 2022 e 30 de junho de 2023 e incluir atividades presenciais públicas. 

A verba de 350 mil euros será atribuída de acordo com diferentes patamares financeiros, entre os 10 mil e os quarenta mil euros. 

As candidaturas estão abertas até 16 de novembro de 2021.

O Aviso de Abertura do Programa de Apoio em Parceria - Interculturalidade, o Acordo de Parceria celebrado entre a DGARTES e o ACM, as notas biográficas dos especialistas das Comissões de Apreciação, o Manual do Candidato e o Formulário de Candidatura encontram-se disponíveis para consulta no Balcão Artes. 


MAIS INFORMAÇÕES

Balcão Artes


 

 

 

 


Data de publicação: 26-10-2021