Ana Brissos, Diogo Picão e Madalena Palmeirim são os primeiros vencedores portugueses do Ibermúsicas

Internacionalização
Ana Brissos, Diogo Picão e Madalena Palmeirim são os primeiros vencedores portugueses do Ibermúsicas
Cooperação Ibero-Americana

O Programa Ibermúsicas anunciou ontem (01-11-2021) os nomes dos vencedores da oitava edição do Prémio de Criação de Canção 2021, concurso que recebeu mais de mil e cem inscrições e premiou quarenta e duas canções inéditas, incluindo três portuguesas — da cantora e compositora Ana Brissos, do músico, compositor e letrista Diogo Picão e da cantautora e multi-instrumentista Madalena Palmeirim.

A equipa do Programa Ibermúsicas destacou ontem, a propósito da publicação dos resultados finais do Prémio de Criação de Canção, a "deslumbrante diversidade criativa da Ibero-América", referindo que esta se reflete nos resultados deste concurso, o qual tem contado, a cada ano que passa, com "mais diversidade de propostas, mais atuais e ao mesmo tempo mais conectadas com nossas raízes e nossas identidades", agregando "olhares, linguagens, sons, experiências e cores de nossa imensa Ibero-América".

Foi ainda referido que “para promover uma visão plural da Cooperação Ibero-americana", as propostas apresentadas por um país foram avaliadas por júris de outro país. As propostas portuguesas foram avaliadas por um júri constituído por elementos da Argentina, tendo cabido a Portugal a avaliação das candidaturas brasileiras.

Foram premiados três artistas por país, com um montante financeiro de mil dólares cada (mil euros para os premiados portugueses). Além de Portugal, participaram neste concurso músicos da Argentina, do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Portugal beneficia pela primeira vez das Linhas de Apoio Ibermúsicas, após a adesão em 2020 do Ministério da Cultura, sob proposta da DGARTES. Esta adesão veio permitir aos músicos portugueses a apresentação de candidaturas às linhas de apoio previstas neste Programa, que entre outras áreas de intervenção promovem, por exemplo, a mobilidade dos músicos, bolsas de estudos para residências artísticas, prémios de criação para canções populares, prémio de composição e trabalhos académicos.

Encontram-se ainda em fase de avaliação duas Linhas de Apoio os Prémios Ibermúsicas 2021, um deles de Composição e o outro de Estreia de Obras.


Conheça os vencedores portugueses:

Ana Brissos


 

Diogo Picão


 

Madalena Palmeirim


 

Mais informações:

http://ibermusicas.org


 

 

 


Data: 02-11-2021