Atelier do Corvo e Eduardo Batarda são os vencedores dos Prémios AICA 2020

Artes Visuais e Arquitetura
Atelier do Corvo e Eduardo Batarda são os vencedores dos Prémios AICA 2020
Prémios AICA / Artes Visuais e Arquitetura

Terá lugar, no próximo dia 20 de novembro, no Centro Cultural de Belém, a cerimónia de entrega dos Prémios AICA, relativos a 2020, uma parceria entre a Associação Internacional dos Críticos de Arte, o Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes e o Millennium bcp. Os prémios AICA/MC/Millennium bcp de Artes Visuais e Arquitetura, relativos a 2020, foram atribuídos pelo júri, presidido por Sandra Vieira Jürgens e composto por Luísa Soares de Oliveira, Ana Anacleto, Bárbara Silva e Pedro Baía ao pintor Eduardo Batarda, pela exposição «Great Moments. Eduardo Batarda nos Anos Setenta» realizada na Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva, em 2020, e ao Atelier do Corvo (da dupla de arquitetos Carlos Antunes e Désirée Pedro), pela sua prática singular no campo partilhado entre a arquitetura e as artes plásticas e a estruturação de um pensamento sobre a noção de espaço e a sua relação com o indivíduo e com a experiência estética.

Os prémios serão entregues pelo Diretor-Geral da Direção-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e pelo Embaixador António Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp. Estará presente na cerimónia, em representação da Ministra da Cultura, o Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Média, Nuno Artur Silva.

No valor de 10.000,00€ cada, os Prémios AICA/MC/Millennium bcp 2020 marcam a continuação da parceria que a Secção Portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte mantém há largos anos com o Ministério da Cultura, a Direção-Geral das Artes e a Fundação Millennium bcp.

No período de 2020 a 2022, a Direção-Geral das Artes apoia a atribuição destes prémios com um montante financeiro global de sessenta mil euros, contribuindo, assim, para fomentar a criação, produção e difusão das artes, através do reconhecimento de percursos e projetos de mérito dos artistas portugueses nas áreas das artes visuais e da arquitetura.
 

 

 

 


Data de publicação: 16-11-2021