Outdoor Arts Portugal caracteriza-se por uma plataforma interdisciplinar, promovida pela Bússola, para os agentes criativos e de produção no domínio da criação artística para o espaço público em Portugal, que tem por objetivo potenciar a melhoria das condições para o desenvolvimento da de criação artística contemporânea neste contexto. Capacitação de agentes e educação de públicos, aliadas à promoção nacional e internacional deste domínio artístico, investigação e observação, conjugam-se com uma missão de promoção e disseminação das linguagens contemporâneas e das novas dramaturgias.
Em 2021, Outdoor Arts Portugal apresenta nova logomarca que se afirma com uma forma contemporânea e alinhada com a dinâmica internacional, promovendo as tendências mais atuais para a criação artística contemporânea no espaço público. Uma estética desenvolvida a partir dos elementos básicos que constituem a arquitetura urbana e os objetos cénicos. Um equilíbrio de formas que demonstram a acrobacia e o risco. Cores arrojadas que simbolizam o impacto da intervenção artística no espaço comum.
Num momento de reforço dos valores que regem uma estratégia de desenvolvimento setorial integrado, este rebranding antecipou ações-chave para a capacitação e posicionamento dos agentes nacionais no circuito internacional.
O ano 2021 termina com o lançamento de uma edição que foca boas práticas internacionais da organização de eventos artísticos no espaço público, colocando-as em linha de comparação com a informação legal, de licenciamento, de avaliação de risco, de planos de segurança, ou meramente de planos de produção adaptados à realidade portuguesa, constituindo um suporte ativo para a capacitação dos agentes artísticos e promotores neste domínio criativo.
O projeto foca uma componente de investigação histórica e de boas práticas, exposta em contraponto com o contexto legal e regulamentar nacional, através de estratégias colaborativas e transdisciplinares, envolvendo convidados com diferentes perfis e experiências no contexto da criação artística para o espaço público.
O “manual de boas práticas para a organização de eventos artísticos no espaço público” é um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes, e com o apoio do Artcena – centro nacional francês para as artes de rua, o circo e o teatro.
A equipa de edição de conteúdos é composta por:
- Coordenação editorial: Bruno Costa e Daniel Vilar,
- Introdução e posicionamento: Stéphane Segreto-Aguilar (coordenador da Circostrada Network),
- Contexto histórico e estado da arte: António Franco de Oliveira (diretor da Radar 360),
- Espaço público, comunidade e interligações: Luís Sousa Ferreira (diretor do 23 Milhas e fundador do Bons Sons),
- Contexto legal e regulamentar: Alexandra Saraiva Fonseca,
- Desafios e perspetivas futuras: Jordi Duran Roldós (Universidade de Girona),
- Prefácio: Madalena Victorino e Matilde Real,
- Posfácio: Álvaro Domingues.
O lançamento do manual decorre no dia 19 de novembro, no Porto. A edição impressa será distribuída pelos agentes profissionais do setor das artes de rua e enviada a todos os municípios nacionais, promovendo uma ação de sensibilização para as características específicas e distintivas deste domínio artístico.
No dia 19 de novembro, o manual ficará ainda disponível de forma digital e gratuita através do website www.outdoorarts.pt
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Local
Café-concerto Francisco Beja
ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
Porto
Data de publicação: 16-11-2021