“(Des)Fazer Cidade: Subtração Como Prática Espacial” - Curso de Formação

formação
“(Des)Fazer Cidade: Subtração Como Prática Espacial” - Curso de Formação
Inscrições abertas até 5 de dezembro 2021

“(Des)Fazer Cidade: Subtração Como Prática Espacial” é um curso de Formação desenvolvido e produzido pelo INSTITUTO. O curso é vocacionado para profissionais nas áreas transversais das culturas visuais e espaciais, incluindo arte, arquitetura, urbanismo e tecnologia. Em particular, profissionais com interesse em questões do espaço público e construído, novos media, uso de drones para produção artística, práticas tecnológicas e fotográficas de vanguarda, como a fotogrametria. O Curso contempla palestras com especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas; sessões de especulação e produção; trabalho de campo; apresen¬tações com críticos convidados; e uma exposição do trabalho desenvolvido. Decorre em Dezembro 2021 (dias 11, 16, 18) e Janeiro 2022 (dias 8 e 15) no INSTITUTO, sob coordenação do arquiteto Paulo Moreira. 

O curso inicia com tutoria de Paulo Moreira (arquiteto e investigador) e Tiago Patatas (investigador e urbanista), palestras de especialistas internacionais: coletivo n’UNDO e Ibiye Camp, e sessões com os críticos convidados Pedro Bandeira e Joana Pestana.
O trabalho tem como caso de estudo o Viaduto de Gonçalo Cristovão, localizado no centro do Porto, símbolo de um urbanismo dedicado ao automóvel, e que hoje se afigura como uma infraestrutura desatualizada, fragilizando o espaço público circundante. Partindo de um momento–chave na história do viaduto — o seu desabamento durante a construção, em 1961 —, o projeto explora o potencial da porosi¬dade, remoção e inversão funcional.

Os resultados do curso, em diálogo com a dimensão arquivística do trabalho, serão expostos na Galeria Nuno Centeno, durante 1 mês, no primeiro semestre de 2022. Durante esse período, serão organizadas visitas guiadas, abrindo o tema em debate à comunidade artística e público em geral. “(Des)Fazer Cidade” decorrerá entre as instalações do INSTITUTO (Rua dos Clérigos 44, Porto) e conta com o apoio de: Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte (OASRN).

_
Consulte o programa completo do curso em:
https://drive.google.com/drive/folders/1TND-L8-GNqCSd15jAUcKZj9kO5TFu1r6?usp=sharing

_
Inscrições
As inscrições estão abertas até ao dia 5 de Dezembro. Os/As candidatos/as que queiram inscrever-se devem enviar um e-mail para info@oinstituto.pt com as seguintes informações: Nome; Idade; Profissão ou ocupação; Número de telefone; CV Abreviado. A seleção dos participantes é feita pelos tutores e será comunicada até 6 de Dezembro.
Custo de inscrição: 100€.
Para esclarecimentos e inscrições contactar info@oinstituto.pt

 

 

 


Data: 24-11-2021