Eurico Carrapatoso vence Prémio de Composição DSCH – Schostakovich Ensemble 2021

Prémio
Eurico Carrapatoso vence Prémio de Composição DSCH – Schostakovich Ensemble 2021
Música

Considerado um dos compositores portugueses mais relevantes da atualidade, Eurico Carrapatoso vai ser galardoado com o maior Prémio de Composição atribuído em Portugal (o único que distingue a carreira e a obra de um compositor português), este domingo, 28 novembro, às 17 horas, dia em que estreia a sua nova obra dedicada ao DSCH – Schostakovich Ensemble, num concerto no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Intitulado "O Começo e o Fim do Tempo" e dirigido pelo pianista Filipe Pinto-Ribeiro, o concerto incluirá obras de Olivier Messiaen e Joaquín Turina interpretadas pelo DSCH – Schostakovich, com músicos extraordinários como o clarinetista Pascal Moraguès, a violinista Esther Hoppe e o violoncelista Chritian Poltéra, que se fará acompanhar pelo seu famoso violoncelo Stradivarius "Mara". 

A nova obra de Eurico Carrapatoso, "Pour la Fin, pour mon Commencement", é inspirada no célebre "Quatuor pour la Fin du Temps" de Olivier Messiaen, que será também interpretada no concerto.

O Prémio de Composição DSCH – Schostakovich Ensemble 2021 conta com o apoio da DGARTES.

 


Eurico Carrapatoso possui um amplo catálogo que abarca obras sinfónicas, óperas, música de câmara para diversas formações e música coral. Desde 1989, é professor de Composição no Conservatório Nacional e recebe regularmente encomendas de instituições nacionais e estrangeiras da área da cultura e a sua obra tem vindo a ser executada, editada e difundida, desde 1992, na Europa e nos restantes continentes. A sua música representou Portugal três vezes na Tribuna Internacional de Compositores da UNESCO realizadas em Paris em 1998, 1999 e 2006. Foi distinguido em diversas ocasiões, tendo vencido o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores em 2017 e as primeiras edições do Prémio de Composição Lopes-Graça (1997), do Prémio Francisco de Lacerda (1999) e do Prémio Jesús García-Bernalt da Universidade de Salamanca (2021). Em 2004, foi condecorado pelo Presidente da República, como Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique. (www.filipepinto-ribeiro.com)

 


PROGRAMA

Consulte o Programa do Concerto


MAIS INFORMAÇÕES

www.ccb.pt/evento/dsch-schostakovich-ensemble-2/


 

 

 

Data de publicação: 24-11-2021