Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura publicado hoje

cultura
Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura publicado hoje
Apoio à Cultura

© Vladislav

Foi hoje publicado em Diário da República o Decreto-Lei nº 105/2021 que aprova o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura.

Este diploma aplica-se aos profissionais das artes do espetáculo, do audiovisual, das artes visuais e da criação literária, que exerçam uma atividade autoral, artística, técnico-artística ou de mediação cultural.

"De forma a abranger todas as relações de trabalho que se estabelecem no âmbito do setor da cultura, bem como o respetivo regime de proteção social, o Estatuto encontra-se dividido em três partes essenciais: (i) o registo dos profissionais da área da cultura (RPAC), (ii) o regime de contrato de trabalho e de prestação de serviço; e (iii) o regime de proteção social.

Em primeiro lugar, o RPAC tem por finalidade, para além da identificação individual dos profissionais da área da cultura, a estruturação e identificação estatística do setor da cultura para posterior definição de políticas públicas de valorização profissional e técnica, apoios e outros benefícios públicos. Apesar de o registo ser de inscrição facultativa, apenas os inscritos beneficiam da aplicação do regime contributivo especial previsto no Estatuto.

Em segundo lugar, e com o objetivo de ser amplo e abrangente, o Estatuto regula as diversas modalidades de prestação de atividade cultural, incluindo quer o contrato de trabalho, quer o contrato de prestação de serviços".

Consulte aqui o Decreto-Lei n.º 105/2021

Consulte as FAQ

 

 


Fonte: Portal da Cultura


 

 

 


Data de publicação: 29-11-2021